CBR

 

Ansiedade e Depressão em Residentes de Radiologia e Diagnóstico por Imagem

Artigo comentado por: Dra. Glauce Cerqueira Corrêa da Silva

Silva GCC, Sousa EG, Koch HA, Gasparetto E, Buys RC. Anxiety and depression among medical residents in Radiology and Diagnostic Imaging. Rev Bras Educ Med 2010;34(2):199-206

Este trabalho apresentou alguns aspectos emocionais e vivências psicológicas de médicos Residentes e especializandos em Radiologia e Diagnóstico por Imagem (RDI), acometidos por sintomas depressivos ou ansiosos, bem como, ressaltou o papel do psicólogo envolvido com este tipo de atendimento.

Verificou-se que a relação do baixo desempenho acadêmico e profissional estava ligada à vivência de um processo estressor, baseado na condição de vida, com mudanças profundas, dos médicos Residentes e especializandos. Os alunos com média das notas abaixo do esperado no desempenho acadêmico apresentavam sintomas de ansiedade e depressão, problemas pessoais, desmotivação com a escolha da especialidade, falta de responsabilidade com a especialização e problemas com a falta de organização do tempo relacionado com o trabalho, estudo, lazer e atenção à família.

O artigo mostra que a importância do apoio psicológico se deu com a identificação de problemas de ordem emocional ou psicológica que os médicos-alunos estavam apresentando e temores que poderiam vivenciar. Ajudou a reduzir o estresse a que estes foram acometidos e identificou fatores que poderiam desencadear o estresse, que muitas vezes interfere na prática de suas atividades.

Esta pesquisa propiciou, também, uma oportunidade de aprendizagem sobre os problemas emocionais enfrentados pelos médicos Residentes e especializandos durante a formação em RDI, permitindo a sua utilização para alunos de outros cursos com problemas psicológicos.

A atuação de um psicólogo foi fundamental no sentido de acompanhar e apoiar o desenvolvimento emocional dos alunos em formação, ajudando-os, dessa forma, na melhoria da qualidade de vida, para uma melhor formação e na humanização da profissão.