CBR

 

Associação Brasileira das Clínicas de Diagnóstico por Imagem

A Associação Brasileira das Clínicas de Diagnóstico por Imagem (ABCDI) é um departamento do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR) cuja finalidade é aprofundar as discussões sobre defesa profissional da especialidade e acolher clínicas e serviços de Diagnóstico por Imagem como pessoa jurídica.

Formada com autorização da Assembleia Geral Ordinária realizada em 13 de outubro de 2001, durante o XXX Congresso Brasileiro de Radiologia em Curitiba, a ABCDI foi oficializada através da Reforma do Estatuto do CBR em 26 de abril de 2002.

O objetivo da ABCDI é zelar pela qualidade dos serviços de Diagnóstico por Imagem do país; regulamentar a entrada de outras especialidades nas áreas de atuação dos médicos radiologistas e a consequente autogeração de exames; controlar e qualificar, de forma permanente, a excelência dos serviços prestados e/ou desenvolvidos por suas associadas, concedendo selos de qualidade com critérios que serão definidos e estabelecidos em conjunto com os demais departamentos do CBR; assim como trabalhar permanentemente pela constante evolução do Diagnóstico por Imagem.

A filiação da pessoa jurídica ao CBR, através da ABCDI, é necessária para a defesa dos interesses da classe empresarial do Diagnóstico por Imagem, que vem enfrentando inúmeros problemas, como, por exemplo, o alto custo dos materiais para realização do exame radiológico, valores defasados de exames, entre outros. Por isso, a união do radiologista é essencial para a sobrevivência dos serviços Radiológicos e de Diagnóstico por Imagem.

A ABCDI é um dos departamentos do CBR, não possui personalidade jurídica própria, sendo seu diretor eleito junto à diretoria do CBR, e compondo com os diretores de Defesa Profissional, Cultural e Científico, o Comitê Executivo do Colégio.

Para obter mais informações e associar-se à ABCDI acesse www.abcdi.org.br.