CBR

 

26

julho

2013

Brasil receberá programa IVP da RSNA em 2014

LOGO_RSNA_ALTA

No ano de 2014, o Brasil, representado pelo Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR), receberá pela terceira vez o programa Professor Visitante Internacional (International Visiting Professor – IVP).

Criado em 1986, o programa é organizado pela Sociedade de Radiologia da América do Norte (RSNA) e conta com a administração do Comitê de Relações Internacionais e Educação (Committee on International Relations and Education – CIRE), que foi restruturado há alguns anos e tem como objetivo o patrocínio de pequenos grupos de professores para que ministrem palestras em eventos nacionais das associações de Radiologia, com foco especial nos países em desenvolvimento e em instituições anfitriãs previamente selecionadas pela entidade, possuidoras de programas de residência médica em Radiologia e Diagnóstico por Imagem.

Para participar do programa, conforme designado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), o candidato deve ser um professor dinâmico, com experiência em Radiologia, e que pretende obter uma nomeação acadêmica em algum país da América do Norte. O docente necessita adaptar sua apresentação às prioridades médicas, às necessidades educacionais específicas e aos testes padrões locais de doenças do país anfitrião. Além disso, ele deve ter disponibilidade para uma visita de até duas semanas, com o tempo ocupado em atividades na sociedade nacional, e com visita a duas ou três instituições indicadas pelo anfitrião.

No próximo ano, os três estabelecimentos visitados serão: o Hospital de Base do Distrito Federal, em Brasília (DF), que terá como anfitrião o Dr. Marcelo Ricardo Canuto Natal; o Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais, em Belo Horizonte (MG), com o Dr. Reginaldo Figueiredo; e o Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná, em Curitiba (PR), cujos professores que recepcionarão os estrangeiros serão os Drs. Ênio Rogacheski e Maurício Zapparoli.

Durante o Congresso da RSNA, que ocorrerá na cidade de Chicago, nos Estados Unidos, de 1 a 6 de dezembro de 2013, haverá uma reunião entre as diretorias do CBR e da RSNA para definir os nomes dos professores que virão ao Brasil.

Edições anteriores
Em 2005, primeiro ano da parceria entre CBR e RSNA, o IVP atendeu às regiões Norte e Nordeste, nas cidades de Belém (PA), com o professor Dr. William M. Thompson; Salvador (BA), com o Prof. Dr. Erik Paulson; e Recife (PE), com a participação do Prof. Dr. David Yousem. Na época, cada professor ficou cinco dias em sua respectiva cidade.

Já em 2010, na segunda e última vez que o Brasil sediou o programa, novamente a região Norte e a mesma cidade de Belém, além da região Centro-Oeste, com Goiânia (GO), receberam o IVP. O programa foi realizado após o CBR 10 e contou com as presenças dos Drs. Robert Hurst, Donna Blankenbaker e Erik Paulson que permaneceram por dois dias em cada capital.

Noticias Aleatórias