CBR

 

13

setembro

2013

CBR 13: seminário tratará sobre as cooperativas de saúde no país

CBR 13Uma das atrações programadas para o pré-congresso do XLII Congresso Brasileiro de Radiologia (CBR 13), que ocorrerá no dia 9 de outubro, no centro de convenções Expo Unimed, em Curitiba (PR), será o Seminário sobre Cooperativas de Saúde no Brasil.

O evento dará um panorama geral do papel das cooperativas de saúde no Brasil, apresentando números, discutindo os direitos e deveres de cooperados Pessoa Jurídica e Pessoa Física e falando sobre as tendências de abertura de serviços próprios das cooperativas. As apresentações ficarão por conta do ex-presidente do CBR, Dr. Jaime Ribeiro Barbosa, do assessor de relações institucionais da entidade, Carlos Eduardo Ferreira de Moura, do advogado que faz parte da assessoria jurídica do Colégio, Gilberto Bergstein, e do Dr. Edevard José de Araújo.

O objetivo principal do evento é permitir que os radiologistas entendam e discutam todos os aspectos das cooperativas no Brasil para que cada especialista ou clínica de diagnóstico por imagem possa saber como trabalhar com a cooperativa da sua região. Participarão das discussões presidentes e diretores de cooperativas, advogados e administradores, que abordarão os diversos ângulos da relação.

“O CBR está atendendo a uma importante demanda de seus associados para que neste evento possamos discutir juntos, com foco nacional, o que se tornaram as cooperativas médicas”, afirmou o assessor de relações institucionais do CBR. Hoje, as cooperativas representam 36,67% dos 49.231.643 beneficiários da saúde suplementar no Brasil, conforme dados da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) de junho de 2013.

“Observamos as mais diversas práticas de negócios sendo adotadas pelas cooperativas, que cada vez menos, são geridas como cooperativas médicas e mais como empresas de seguros, visando somente à lucratividade. A pressão sobre os prestadores de serviço para manter a sinistralidade das cooperativas tem sido muito grande e muitas vezes desleal”, finalizou Moura.

Veja a grade de programação do Seminário Sobre Cooperativas de Saúde no Brasil:

Início Fim Aula Tópicos Professor
14h00 14h45 Overview das cooperativas médicas no Brasil Panorama das cooperativas no Brasil Dr. Jaime Ribeiro Barbosa
Cooperativas em números no Brasil Carlos Eduardo Ferreira de Moura
Resoluções e instruções normativas da ANS em relação às Fontes Pagadoras
14h45 15h00 Perguntas e Respostas
15h00 15h45 Direitos e deveres de cooperados Pessoa Jurídica e Pessoa Física Modelo de credenciamento (PJ Cooperado, PJ Credenciado e PF Cooperado) Gilberto Bergstein
Legalidade de diferença de valores na remuneração
Parecer do ponto de vista jurídico sobre regras de descredenciamento
15h45 16h15 Case
16h15 16h30 Coffee Break
16h30 17h15 Tendência de abertura de serviços próprios das cooperativas Modelos de cooperativas (participações das cooperativas e empresas) Dr. Edevard José de Araújo
Legalidade na concepção de serviço de radiologia
Liberdade de escolha do prestador pelo beneficiário
17h15 18h00 Case

 

Noticias Aleatórias