CBR

 

07

abril

2014

CBR realiza Curso de Assistência à Vida em Radiologia

O Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR) realizou em sua sede, no dia 5 de abril, mais uma edição presencial do Curso AVR – Assistência à Vida em Radiologia, coordenador pelo Dr. Luiz Antonio Nunes de Oliveira.

Destinado a médicos e enfermeiros que atuam na área de Radiologia, o curso teve vagas limitadas e preparou os profissionais para atuar da maneira mais correta caso o paciente tenha qualquer reação adversa a algum meio de contraste utilizado durante exame radiológico.

Além do coordenador, os professores foram os doutores Eduardo Zincone, Rodrigo Rossini Dias Luz e a enfermeira Eloisa Leonel.

Conteúdo

O programa é composto por aulas teórico-práticas, com treinamento para o acesso às vias aéreas (ventilação com máscara e ambú, entubação orotraqueal e cricotireoidostomia), ressuscitação cardiovascular (massagem cardíaca externa, cardioversão elétrica e utilização de drogas durante a parada cardíaca) e orientações em situações onde exista risco de vida iminente (acesso venoso e manipulação do paciente politraumatizado).

Inclui aulas teóricas, apresentando as características dos meios de contraste, indicações, como identificar fatores de risco, discussão de medidas profiláticas, diagnóstico precoce de reações adversas e protocolos de tratamento, peculiaridades pediátricas e responsabilidade médica.

Esta é mais uma ação do CBR com o objetivo de difundir o conhecimento científico e promover a atualização dos médicos. De acordo com o presidente do Colégio, Dr. Henrique Carrete Junior, assistência à vida é um tema fundamental para toda a comunidade radiológica, tanto que boa parte dos serviços tem cobrado esta capacitação.

curso_avr1 curso_avr2 curso_avr3 curso_avr4 curso_avr5

Fotos: Gislene Barbarulo

 

Noticias Aleatórias