CBR

 

03

janeiro

2014

Marcados os principais eventos do CBR em 2014

cbr14A diretoria do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR) recebeu em sua sede, na cidade de São Paulo (SP), representantes de empresas que apoiam os eventos da entidade, como o Congresso Brasileiro de Radiologia e o Encontro Brasileiro de Ultrassonografia.

Em sua apresentação, o presidente do CBR, Dr. Henrique Carrete Junior, agradeceu a parceria dos patrocinadores ao longo dos anos. Ele expôs dados dos encontros promovidos pelo Colégio, enfatizando o crescimento do número de participantes no Congresso Brasileiro de Radiologia de 2013, sediado em Curitiba (PR). Além da quantidade de congressistas, o presidente do CBR fez questão de ressaltar a alta qualidade das palestras e da estrutura física do centro de convenções Expo Unimed, que abrigou o encontro deste ano.

Para 2014, o local escolhido é o Rio Centro, no Rio de Janeiro (RJ), mesmo palco dos últimos congressos realizados pelo Colégio na capital fluminense. A Comissão de Eventos do CBR, coordenada pelo Dr. Aldemir Humberto Soares, já está trabalhando com afinco para que tudo seja organizado da melhor forma possível. O CBR 14 será de 9 a 11 de outubro.

Em relação à programação científica, a área de Tórax contará com dois nomes reconhecidos internacionalmente: o Dr. Nestor Müller, brasileiro que já atuou como chefe e diretor médico do Departamento de Radiologia do Vancouver General Hospital, professor catedrático e chefe do Departamento de Radiologia da Universidade de British Columbia, e diretor médico regional de Diagnóstico por Imagem na Vancouver Coastal Health, todas no Canadá; e o Dr. W. Richard Webb, da Universidade da Califórnia, em San Francisco, nos Estados Unidos.

Outros três professores americanos virão ao Brasil por meio do programa International Visiting Professor (IVP 2014), organizado pela Sociedade de Radiologia da América do Norte (RSNA), e também ministrarão aulas no congresso. São eles: Franz J. Wippold II, especialista da área de Neurorradiologia do Centro Médico Universitário de Washington; Thomas Hash, especialista da área de Musculoesquelético do Centro Médico da Universidade de Duke; e Emily F. Conant, especialista da área de Mama do Hospital da Universidade da Pensilvânia.

Segundo o diretor científico do CBR, Dr. Manoel de Souza Rocha, o pré-congresso, que teve a presença de 500 participantes em 2013, continuará no ano que vem com os cursos Hands-on. Na programação principal, retornará o Curso Baseado em Casos, estreante de sucesso em congressos brasileiros este ano.

Merecem destaque também as parcerias com associações internacionais, como as sociedades francesa, mexicana e portuguesa de Radiologia, além da Sociedade Latino-Americana de Radiologia Pediátrica (Slarp).

Tendo em vista o ótimo número de participantes no congresso do Rio de Janeiro em 2010, a tendência é que o principal evento organizado pelo CBR atraia novamente um grande público: 3.500 participantes formadores de opinião. Outro fator de potencial sucesso para o CBR 14 é a quantidade de serviços de Radiologia existentes no estado e na região sudeste.

Por outro lado, com seus atrativos turísticos e sendo uma das mais belas cidades do mundo, o Rio é o destino onde os congressistas mais permanecem, de acordo com pesquisas. Um dos anfitriões do CBR 14, o coordenador da Comissão de Ensino do Colégio, Dr. Alair Augusto Sarmet Moreira Damas dos Santos, mostra-se otimista no que diz respeito à realização do evento, principalmente por ser um período pós-Copa do Mundo, no qual as benfeitorias permanecem mas os preços tendem a cair de maneira geral. A rede hoteleira no entorno do Rio Centro tem sido também bastante elogiada.

Ebraus

Mais um evento promovido pelo CBR, o IV Encontro Brasileiro de Ultrassonografia (Ebraus) ocorrerá nos dias 1 e 2 de agosto em conjunto com a XXV Jornada Norte-Nordeste de Radiologia e a V Jornada Cearense de Radiologia, na cidade de Fortaleza (CE).

Segundo o Dr. Antonio Carlos Matteoni de Athayde, primeiro secretário do CBR, o Colégio repetirá a vitoriosa fórmula deste ano, em que uniu o principal evento de uma de suas filiadas regionais, no caso a Jornada Baiana de Radiologia, ao seu encontro voltado para os médicos ultrassonografistas, com público de 500 pessoas em Salvador (BA). A edição do próximo ano agregará, ainda, a jornada regional, realizada no ano de 2013 em Porto de Galinhas (PE).

Notícia publicada no Boletim do CBR, edição nº 307, dezembro de 2013

 

Noticias Aleatórias