CBR

 

17

janeiro

2012

Iniciadas inscrições para programa que concede bônus em Residência Médica

Vai até 31 de janeiro a inscrição para a seleção de médicos que desejam ingressar no Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab), do Ministério da Saúde, que prevê benefícios a quem atuar em municípios desassistidos nos Programas de Saúde da Família e Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Sistema Único de Saúde (SUS). A contratação dos médicos será feita pelas secretarias municipais de saúde.

O processo seletivo, que prevê 2.000 vagas para médicos, foi divulgado no Diário Oficial da União do dia 10 de janeiro de 2012. Os médicos que participarem do programa durante pelo menos um ano terão direito a uma pontuação adicional de 10% na nota dos exames de Residência Médica. Ou seja, serão favorecidos na disputa por uma vaga na Residência.

O Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) já havia se manifestado, em 2011, por meio de Nota, contrariamente à oferta, como atrativo, de um “bônus” que facilita o ingresso do candidato na Residência Médica.

Segundo o Cremesp, devido à insuficiência de vagas para todos os formandos de Medicina, os concursos de Residência são muito disputados. O ingresso deve ocorrer segundo o mérito e a capacidade de cada um, com concursos justos, sem privilégios ou distinções entre os candidatos.

O Cremesp também ressalta que o Provab é dirigido a médicos recém-formados, sem Residência Médica e, portanto, sem treinamento. Neste sentido, o Conselho critica a possibilidade de supervisão à distância, prevista no programa. “Será grande a dificuldade de operacionalização em condições precárias de trabalho e assistência” afirma o Cremesp.

Como solução para levar profissionais a regiões desassistidas, o Cremesp defende a instituição da Carreira de Estado para os médicos do SUS e o adequado financiamento do sistema público de saúde.

Fonte: Cremesp

Noticias Aleatórias