CBR

 

02

abril

2012

AMB lança site sobre prevenção e tratamento da obesidade

No Brasil mais de 65 milhões de pessoas, 40% da população, está com excesso de peso, enquanto 10 milhões são considerados obesos. Os números avançam rapidamente entre todas as idades e classes sociais. Por esta razão a Associação Médica Brasileira (AMB) criou a Comissão de Prevenção e Tratamento da Obesidade. O objetivo, segundo o diretor de Proteção ao Paciente da AMB, Rogério Toledo Júnior, é enfrentar o problema e estruturar um plano de combate à obesidade.

Diversas Sociedades Médicas de especialidade indicaram seus representantes e formaram uma equipe multidisciplinar que se reúne periodicamente com a comissão. Durante essas reuniões, a ideia de criar um site com conteúdo sobre obesidade amadureceu e resultou em uma página na internet que oferece informações sobre como se prevenir e tratar da obesidade, listagem de doenças correlacionadas ao excesso de peso, curiosidades e receitas para uma alimentação saudável.

O problema do excesso de peso e da obesidade tem alcançado proporções epidêmicas no mundo todo. A Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) 2008-2009, realizada através da parceria entre o IBGE e o Ministério da Saúde, analisando dados de 188 mil pessoas brasileiras em todas as idades, mostrou que a obesidade e o excesso de peso têm aumentado rapidamente nos últimos anos, em todas as faixas etárias. Neste levantamento, 50% dos homens e 48% das mulheres se encontram com excesso de peso, sendo que 12,5% dos homens e 16,9% das mulheres apresentam obesidade.

Saiba mais sobre este assunto acessando o site da Comissão de Prevenção e Tratamento da Obesidade.

Fonte: AMB

Noticias Aleatórias