CBR

 

03

abril

2012

Eleições CBR 2012: democracia e representatividade

Este ano será eleita uma nova Diretoria para o Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR) para o biênio 2012/2014 e, pela primeira vez, se houver mais de uma chapa concorrendo, todos os membros associados titulares da entidade em dia com suas obrigações estatutárias poderão votar sem sair de casa.

A novidade se deve à alteração na forma de eleição prevista no novo Estatuto Social do CBR, aprovado na Assembleia Geral Extraordinária, realizada no último dia 3 de setembro, durante a IX Jornada Sul de Radiologia, em Curitiba, Paraná.

De acordo com o Artigo 46, Parágrafo 6 do Estatuto Social do CBR o pleito será realizado através de voto secreto à distância. Esta forma de votação, segura e que garante total sigilo do voto, já é praticada por várias entidades similares e permitirá mais participação de todo o corpo associado.

Anteriormente a eleição era presencial, realizada durante o Congresso Brasileiro de Radiologia apenas com os eleitores que pudessem estar presente no evento. Com a alteração, a eleição passa a ser feita por voto secreto à distância, através da Empresa Correios e Telégrafos (Correios), que garantirá a lisura e seriedade do processo eleitoral.

Com a mudança, além da participação de todos os associados titulares em pleno gozo de seus direitos e deveres sociais ficar garantida, também estará assegurada a representatividade nacional da diretoria eleita. Havendo empate entre as chapas concorrentes, uma nova votação será realizada no prazo máximo de 60 dias.

Outra mudança prevista no Parágrafo 5 do mesmo artigo, estabelece que o resultado da eleição seja declarado oficialmente durante o Congresso Brasileiro de Radiologia, iniciando imediatamente uma gestão de transição ao lado da diretoria em exercício. Desta data até o primeiro dia útil do mês de janeiro do ano subsequente, quando a diretoria recém-eleita tomará posse oficialmente, os dois corpos diretivos trabalharão juntos, evitando assim a diminuição ou interrupção dos processos de trabalho do CBR.

No caso de haver apenas uma chapa concorrente, as eleições se farão por aclamação, durante a Assembleia Geral Ordinária, programada para acontecer no Congresso Brasileiro de Radiologia.
Conheça o Regimento Eleitoral – Eleições CBR 2012.

Confira o Calendário Eleitoral 2012

Inscrição das chapas: de 07/05 às 9 horas até 23/05 às 18horas
Campanha eleitoral: de 26/05 até 26/07 
Postagem das cédulas pelo CBR e envio pelos Correios: 27/07
Devolução das cédulas pelos eleitores através dos Correios: até 17/08
Apuração da eleição: 31/08
Divulgação oficial do resultado: durante o XLI Congresso Brasileiro de Radiologia (CBR 12)

Noticias Aleatórias