CBR

 

09

maio

2012

Eleições CBR 2012: aberta inscrição das chapas

Começou no último dia 07 de maio o processo eleitoral que irá escolher uma nova Diretoria para o Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR) para o biênio 2012/2014. Os interessados em apresentar uma chapa para concorrer no pleito terão até o dia 23 de maio às 18 horas para fazê-lo.

De acordo com o Regimento Eleitoral, só poderão participar das chapas os Membros Associados Titulares que estejam quites com o Departamento Financeiro do CBR e em dia com as demais obrigações estabelecidas no Estatuto Social. Além dessa condição, o candidato a Presidente deverá, obrigatoriamente, já ter atuado como membro da Diretoria do CBR.

As inscrições das chapas completas deverão ser apresentadas na Secretaria do CBR, na sede da entidade, devidamente endereçadas ao Presidente do Conselho Consultivo.

As chapas deverão indicar o nome e o endereço completo do candidato a Presidente, bem como o nome completo de todos os Vice-Presidentes Regionais, 1º e 2º Secretários, 1º e 2º Tesoureiros, Diretor Científico, Diretor de Defesa Profissional, Diretor Cultural, Diretor da Associação Brasileira de Clínicas de Diagnóstico por Imagem (ABCDI) e do representante da chapa (que não poderá ser candidato à eleição). O requerimento de inscrição da chapa deverá ser instruído, ainda, com a declaração individual de cada um dos candidatos concordando, expressamente, com a inclusão de seus respectivos nomes na mesma.

A ordem de entrada dos respectivos requerimentos à Secretaria do CBR definirá o número que a chapa utilizará na campanha e na cédula.

Nova forma de eleição

Pela primeira vez, se houver mais de uma chapa concorrendo, todos os membros associados titulares da entidade em dia com suas obrigações estatutárias poderão votar sem sair de casa. A novidade se deve à alteração na forma de eleição prevista no novo Estatuto Social do CBR, aprovado na Assembleia Geral Extraordinária, realizada no último dia 3 de setembro, durante a IX Jornada Sul de Radiologia, em Curitiba, Paraná.

De acordo com o Artigo 46, Parágrafo 6 do Estatuto Social do CBR o pleito será realizado através de voto secreto à distância. Esta forma de votação, segura e que garante total sigilo do voto, já é praticada por várias entidades similares e permitirá mais participação de todo o corpo associado.

Anteriormente a eleição era presencial, realizada durante o Congresso Brasileiro de Radiologia apenas com os eleitores que pudessem estar presente no evento. Com a alteração, a eleição passa a ser feita por voto secreto à distância, através da Empresa Correios e Telégrafos (Correios), que garantirá a lisura e seriedade do processo eleitoral.

Com a mudança, além da participação de todos os associados titulares em pleno gozo de seus direitos e deveres sociais ficará garantida, também estará assegurada a representatividade nacional da diretoria eleita.

Para saber mais detalhes conheça o novo Estatuto Social do CBR.

Noticias Aleatórias