CBR

 

20

junho

2012

A marca que representa o CBR mudou

A marca que representa o Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR) foi revitalizada e a instituição ganhou, não apenas um novo símbolo, como também um Sistema de Identidade Visual que congregará, além da marca, cores e tipografias oficiais e um manual de orientação e aplicação da imagem institucional.

A marca é o elemento principal deste sistema, mas sua importância está diretamente ligada à sua capacidade de “marcar” seus públicos. Uma boa marca deve, não apenas ser reconhecida facilmente por seu público principal, no caso do CBR os médicos radiologistas de todo o país e demais atores do setor, como também precisa ser minimamente conhecida pela sociedade em geral, posicionando a instituição como referência na área em que atua, no caso do CBR, a especialidade de Radiologia e Diagnóstico por Imagem no Brasil.

No entanto, é sempre importante lembrar que o público de relacionamento de uma instituição é formado por pessoas, que se modificam ao longo dos anos, tanto individualmente como também a cada geração. A própria organização também se modifica com o tempo e é comum uma marca representar uma organização cujo público não “existe” mais ou mesmo representar uma organização que já não é mais a mesma. Quando marca e organização deixam de “conversar” é hora de mudar.

O processo de revitalização da marca do CBR e a criação de um Sistema de Identidade Visual para a entidade foram as ferramentas utilizadas para promover esta mudança. O objetivo principal desta atualização e adequação entre marca e instituição teve como foco:

• Melhorar a legibilidade do nome e evidenciar a sigla CBR. Na marca antiga, o nome da organização e o que ela faz está comprimido dentro dos círculos e a leitura é prejudicada pela disposição que lhe é imposta. 

• Desenvolver um símbolo sintético e de fácil memorização. A marca antiga possui muitos elementos e alguns de difícil identificação pela maior parte dos públicos de relacionamento.

• Apresentar uma imagem moderna e dinâmica. Desde sua fundação, há 63 anos, o CBR teve apenas duas marcas, com diferenças sutis entre si.

• Melhorar a relação custo/benefício na divulgação da instituição. A antiga marca encerra um conceito visual que não atende às necessidades de comunicação e visibilidade atuais, exigindo sempre alto custo de produção para se alcançar resultados nem sempre satisfatórios.

• Fortalecer a identidade do CBR. Através de um sistema de identidade visual bem definido, será possível estabelecer um padrão de qualidade comunicacional elevado e garantir força e unidade visual para a entidade.

Receio de mudar
O receio da mudança é natural. Mas mudar não significa romper com tudo o que já existe. Revitalizar uma marca, como tecnicamente é chamado este processo, é recuperar caminhos já percorridos com vistas no que se pretende para o futuro.

Para mudar com segurança, o processo de revitalização da marca e criação do Sistema de Identidade Visual teve como ponto de partida a Missão, a Visão e os Valores do CBR.

Para este processo de revitalização os Valores do CBR receberam atributos gráficos capazes de traduzi-los visualmente:

 

Ética e Transparência = Clareza e Precisão

Especialidade e Profissionais = Organização 

Inovação = Dinamismo

Comprometimento = Unidade

Sustentabilidade = Sistematização 

 

Identidade Institucional
A imagem institucional de uma organização é construída e mantida pela conjugação de elementos de comunicação que, juntos, produzem sentido e despertam na percepção do observador, neste caso seus públicos de relacionamento, um conjunto de informações que resumem sua existência e finalidade.

Esta imagem deve representar a realidade do CBR hoje e revelar uma identidade atualizada com as novas expectativas da especialidade. O objetivo da revitalização da marca é adequar a imagem à realidade atual sem rompimento com o passado.

A nova marca do CBR orgulha-se de sua história e, por esta razão, pretende mais e melhor para o futuro. Como legítimo representante da especialidade no âmbito nacional e a exemplo do Brasil, que hoje é reconhecido como referência continental, o CBR buscou um símbolo que pudesse transmitir de forma clara e sintética esta mensagem.

Por estas razões o novo conceito gráfico da marca do CBR foi construído para emitir a mensagem que todos os radiologistas desejam para o CBR, o de uma congregação de profissionais e entidades do setor de Radiologia e Diagnóstico por Imagem, unidos nacionalmente, com força continental e reconhecimento internacional. 

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