CBR

 

29

junho

2012

Diretoria do CBR se reúne com entidades internacionais

A diretoria do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR) recebeu em sua sede na capital paulista, no mês de maio, representantes de diversas associações radiológicas internacionais, com o objetivo de ampliar parcerias para melhorar o intercâmbio de conhecimento e oportunidades para os radiologistas brasileiros no exterior.

Durante a reunião, o presidente do CBR, Dr. Manoel Aparecido Gomes da Silva, ressaltou a importância das comissões que atuam no Colégio, assim como do Programa de Qualidade, e esclareceu a atuação do CBR em todas as frentes pela defesa dos direitos dos médicos da especialidade.

No decorrer do encontro, os doutores Nicholas Gourtsoyiannis e Jan Labuscagne, respectivamente ex e atual presidente da Sociedade Internacional de Radiologia (ISR), enfatizaram o interesse em fortalecer a parceria com o CBR enquanto entidade que representa o Brasil, com a qual pretendem estreitar cada vez mais os laços.

A Sociedade Europeia de Radiologia (ESR) foi representada por seu presidente, Gabriel P. Krestin; o segundo vice-presidente, Lorenzo Bonomo; e o ex-presidente, András Palkó. Os visitantes da ESR destacaram o importante papel da revista Radiologia Brasileira e se interessaram em estabelecer uma parceria em relação à troca de artigos e informações com publicações editadas na Europa.

Os representantes da ESR enfatizaram que pretendem realizar ações para incentivar a participação de brasileiros no Congresso Europeu de Radiologia (ECR), assim como nos programas educacionais organizados pela entidade. Também convidaram o CBR a participar de uma campanha mundial organizada pela entidade para divulgar o Dia do Radiologista, que tem como finalidade promover o esclarecimento para a população sobre o papel e a importância do médico radiologista.

A diretoria do CBR recebeu ainda o Dr. Denis Krause, da Sociedade Francesa de Radiologia (SFR), e o doutor Mark D. Murphey, professor do Instituto Americano de Patologia Radiológica (AIRP), que é um programa do Colégio Americano de Radiologia (ACR). Ambos se interessaram pelos aspectos dos programas de residência e aperfeiçoamento ministrados no Brasil e compararam com o que é praticado nos Estados Unidos e na França.

Também foram evidenciadas as parcerias de sucesso entre o CBR e a SFR, como a que proporcionou a tradução para o Português do livro organizado pela entidade francesa, Guia de boas práticas médicas em diagnóstico por imagem, e a bolsa que levará um estudante brasileiro a participar da Jornada Francesa de Radiologia de 2012.

Noticias Aleatórias