CBR

 

17

julho

2012

Médicos recém-formados começam a receber carteira digital

O Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) começou a receber as solicitações dos médicos recém-formados para adesão à nova Cédula de Identidade Médica (CRM Digital), que permite a certificação digital de seu portador.

O novo modelo em policarbonato, similar aos cartões de banco, será disponibilizado inicialmente a todos os médicos recém-formados. Em um segundo momento, em data que será divulgada brevemente, os profissionais já habilitados poderão fazer a opção pelo novo documento.

A cédula de identidade em papel será gradualmente substituída e continuará válida por período indeterminado para todos os médicos que não a tenham substituído. Conforme a Resolução CFM nº 1.979/2011, o CRM Digital terá custo de R$ 70,00.

A nova identidade é dotada de um chip que poderá ser ativado, também facultativamente, para a certificação digital. É importante ressaltar que essa habilitação não é feita pelos conselhos de medicina. Para isso, o médico deve procurar uma Autoridade de Registro (AR), capaz de inserir o certificado digital no padrão ICP – Brasil, de Infraestruturas de Chaves Públicas.

O CFM estabeleceu um termo de cooperação com a Caixa Econômica Federal em condições diferenciadas para os médicos. Mais informações no site http://www.certificado.caixa.gov.br/.

O CFM também criou um site temático sobre o CRM Digital http://portal.cfm.org.br/crmdigital/.

Fonte: Cremesp

Noticias Aleatórias