CBR

 

30

julho

2012

Experientes professores brasileiros e europeus participam do Esor

Reconhecidos professores brasileiros e europeus marcarão presença no curso ESOR AIMS 2012, que será realizado entre os dias 16 e 17 de agosto, em São Paulo (SP), e de 18 a 19 de agosto, em Salvador (BA).

A parceria entre o Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR) e a Escola Europeia de Radiologia (ESOR) para a realização deste evento foi iniciada em 2011 e será mantida até 2014, com apoio educacional da Bracco. Os cursos são sempre organizados com o objetivo de melhorar a colaboração científica entre Brasil e Europa, e trazer para os radiologistas brasileiros os aspectos mais relevantes sobre temas avançados da especialidade.

O tema principal neste ano será Imagem Oncológica Abdominal. Entre os objetivos de aprendizagem do curso estão: a atualização em protocolos de ressonância magnética com ênfase em oncologia abdominal, e também do conhecimento dos achados em imagens seccionais no diagnóstico diferencial entre lesões benignas de neoplasias malignas abdominais; a revisão de conceitos atuais de estadiamento, detecção e seguimento de pacientes oncológicos envolvendo a aplicação de imagem seccional; e a familiarização com achados de imagem essenciais que alteram a conduta terapêutica em oncologia abdominal.

A programação científica contará com aulas teóricas e workshops ministrados pelos seguintes professores: Antônio Eiras, Manoel de Souza Rocha e Ronaldo Hueb Baroni (Brasil); Celso Matos (Bélgica); Charikleia Triantopoulou e Nicholas Gourtsoyiannis (Grécia); Luis Marti-Bonmati (Espanha); Roberto Pozzi-Mucelli (Itália); e Rodney Reznek (Reino Unido).

Brasil e Europa
Foi realizada uma reunião em São Paulo (SP) para acertar os últimos detalhes do Curso ESOR AIMS 2012, que contou com a participação do diretor científico e educacional da ESOR, professor Nicholas Gourtsoyiannis; diretores da Bracco; os organizadores locais do evento, Dra. Luciana Costa (São Paulo) e Dr. José Luiz Nunes Ferreira (Salvador); e dois dos professores brasileiros que participarão desta edição, doutores Ronaldo Hueb Baroni e Manoel de Souza Rocha.

Durante o encontro, o professor Nicholas Gourtsoyiannis ressaltou aos presentes os princípios e objetivos do Curso ESOR AIMS, destacando experiências de sucesso do evento em diferentes países. Os professores e organizadores locais esclareceram suas dúvidas sobre o projeto e discutiram como ele pode ser aplicado da melhor forma para atender aos radiologistas brasileiros. 

De acordo com o professor Gourtsoyiannis, o curso é uma ótima oportunidade para que os radiologistas do país, principalmente os mais jovens, sejam inseridos neste circuito internacional de troca de conhecimentos sobre os temas da especialidade. Para ele, mais que um evento, o Curso ESOR AIMS objetiva a criação de uma comunidade internacional de estudantes. 

Os presentes também destacaram que um dos pontos fortes do curso é o fato de as temáticas abordadas a cada ano serem complementares, desta forma, os participantes da edição anterior se interessam em cursá-lo, pois apesar de diferenciados, os temas relacionam-se e sempre trazem algo de novo.

Para conferir a programação completa e obter mais informações sobre o Curso ESOR AIMS 2012, acesse http://www.cursoesor.com.br/.

Noticias Aleatórias