CBR

 

26

julho

2012

Brasileiros ganham bolsa para jovens pesquisadores da RSNA

Os médicos Gustavo Marchioro Cervantes, que cursa o segundo ano de residência médica na Fundação Antônio Prudente – Hospital A. C. Camargo, e Liliana Prata Souza, residente do terceiro ano do Hospital Santa Marcelina, ambos em Radiologia e Diagnóstico por Imagem, foram selecionados para participar do programa Introduction to Research for International Young Academics (IRYA), promovido pela Radiological Society of North America (RSNA).

O IRYA é um seminário especial a ser realizado durante o RSNA 2012, que acontecerá de 25 a 30 de novembro, em Chicago (EUA). O programa oferece oportunidade a jovens pesquisadores na área de Radiologia e Diagnóstico por Imagem, e visa incentivar o desenvolvimento de pesquisas acadêmicas em âmbito internacional, a exposição a novos métodos de pesquisas em Diagnóstico por Imagem, e a mútua colaboração entre cientistas internacionais e jovens pesquisadores de diversas partes do mundo. O programa existe desde 2000, com o Brasil tendo seu último representante em 2009.

Ambos receberão gratuitamente a inscrição para o RSNA 2012, passagens aéreas, hospedagem durante o evento, e um ano de assinatura eletrônica dos periódicos científicos Radiology e RadioGraphics, da RSNA.

Os brasileiros foram selecionados entre diversos residentes e ex-residentes estrangeiros (com exceção de americanos e canadenses) formados, com até três anos da conclusão da residência em Radiologia e Diagnóstico por Imagem, por meio de uma avaliação que contou com análise de currículo e de atuação científica, e cartas de apresentação e de recomendação do coordenador do curso de residência médica.

O processo
Segundo a Dra. Liliana Prata Souza, o interesse em se inscrever no IRYA surgiu porque a área da pesquisa sempre foi a que mais a atraiu dentro da Medicina: “Estive envolvida durante quase toda a graduação no desenvolvimento de pesquisa científica. Agora que escolhi a Radiologia como especialização, buscava uma oportunidade para desenvolver esta vertente. Quando soube do programa, sabia que era justamente o que eu procurava”. Ela ainda demonstra uma grande expectativa em sua participação: “Espero que através do programa eu possa adquirir conhecimento técnico especificamente relacionado à pesquisa dentro da Radiologia, servindo de base para o desenvolvimento de linhas de estudo”.

Já o Dr. Gustavo Marchioro Cervantes decidiu participar do programa para ampliar suas perspectivas na área de ensino e de pesquisa de qualidade em Radiologia e Diagnóstico por Imagem: “Espero que os seminários me ajudem a desenvolver não só um melhor raciocínio téorico-prático sobre temas em áreas tradicionais, mas também em áreas não tradicionais da Radiologia, como Informática e Imagem Molecular, as quais tem sido objeto de vários assuntos na área de pesquisa internacional atualmente. A possibilidade única de trocar informações com radiologistas renomados e interagir com residentes de várias partes do mundo será essencial durante a minha participação, além da oportunidade de aproveitar os diversos temas relevantes a serem discutidos durante as apresentações no congresso”.

De acordo com o supervisor do serviço de residência médica do Hospital A. C. Camargo, Dr. Rubens Chojniak, o fato é bastante representativo para a Radiologia brasileira: “O Hospital A. C. Camargo assume o ensino e a pesquisa como itens fundamentais de sua missão. Acreditamos que a incorporação de atividades científicas na rotina de serviços médicos seja indispensável para a melhoria da qualidade da assistência, e que a formação de residentes neste ambiente prepara radiologistas capazes de desenvolver esta prática na futura atividade profissional”.

Mais informações sobre os programas internacionais promovidos pela RSNA podem ser encontradas no site www.rsna.org/International_Programs.aspx.

Noticias Aleatórias