CBR

 

01

agosto

2012

Brasília recebe o 41º Congresso Brasileiro de Radiologia em setembro

Entre os dias 6 e 8 de setembro, o Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília (DF), será palco do 41º Congresso Brasileiro de Radiologia (CBR 12). O evento, que é promovido pelo Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR), tem como objetivo abordar tanto assuntos em caráter de revisão e atualização quanto expor novidades e temas avançados na área de Radiologia e Diagnóstico por Imagem, visando proporcionar a atualização de médicos com as mais diferentes experiências profissionais.

Serão realizadas palestras nos módulos de Ultrassonografia Geral, Ultrassonografia em Ginecologia e Obstetrícia, Musculoesquelético, Tórax, Mama, Medicina Interna, Proteção Radiológica, Neurorradiologia, Cabeça e Pescoço, PET/CT, Oncologia – Curso satélite ICIS/CBR, Densitometria Óssea, Imagem Cardíaca, Radiologia Geral, Como eu Faço, Defesa Profissional, Educação em Radiologia e Técnicos e Tecnólogos. As palestras serão ministradas por importantes especialistas de todo o Brasil, além de 19 professores estrangeiros (haverá tradução simultânea).

“A programação científica, com inúmeros renomados professores internacionais e nacionais, apresentará temas avançados, sem descuidar do colega que está iniciando e daquele que pretende atualizar seus conhecimentos”, destaca o presidente do CBR, Dr. Manoel Aparecido Gomes da Silva.

Além disso, durante a Assembleia Geral Ordinária, que acontecerá no dia 7 de setembro, será divulgado o resultado oficial da eleição que elegerá a nova diretoria do CBR para o biênio 2013/2014.

Iniciativas pioneiras
Na programação científica do CBR 12, um evento de destaque é o primeiro curso satélite da International Cancer Imaging Society (ICIS) na América Latina, que será realizado devido a uma parceria inédita entre o CBR e a ICIS. O curso foi organizado a fim de aliar a experiência de renomados especialistas de centros oncológicos de referência no Brasil e no mundo.

Outra novidade é que o CBR promoverá, pela primeira vez, um módulo totalmente dedicado ao estudo do PET/CT dentro do Congresso Brasileiro de Radiologia. Nas palestras, serão abordados os princípios físicos e de instrumentação em PET/CT, principais indicações clínicas, doses de radiação, abordagem em diferentes tipos de cânceres e na área cardiológica, entre outros tópicos.

No dia 5 de setembro, acontecerá o tradicional pré-congresso, cujas atividades programadas são o 2º Encontro Nacional dos Aperfeiçoandos e Residentes de Radiologia (Enar), um Curso Hands-on de Obstetrícia e o Curso de Assistência à Vida em Radiologia (AVR). Os três eventos buscam o esclarecimento de dúvidas e o aperfeiçoamento de técnicas em suas respectivas áreas.
 
Atividades interativas
Na edição deste ano, a sessão Casos do Dia será realizada em parceria com a Editora Elsevier, para comemorar os dois anos de sucesso da Série Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (Série CBR). A sessão consiste na apresentação de imagens e uma breve descrição dos casos, sendo premiados os médicos que acertarem os diagnósticos.

Durante o CBR 12, também será realizada a habitual exposição comercial, onde grandes empresas do seguimento irão expor seus equipamentos, produtos, serviços e inovações para o setor.

Para obter mais informações sobre o CBR 12 e conferir a programação completa, acesse http://www.congressocbr.com.br/.

Noticias Aleatórias