CBR

 

14

agosto

2012

Curso ESOR AIMS começa nesta quinta, dia 16

O Curso ESOR AIMS 2012, uma parceria entre o Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR) e a Escola Europeia de Radiologia (ESOR), terá início nesta semana. Serão duas edições idênticas em diferentes locais: de 16 a 17 de agosto, em São Paulo (SP), cuja organizadora local é a Dra. Luciana Costa, e de 18 a 19 de agosto, em Salvador (BA), que terá o Dr. José Luiz Nunes Ferreira na coordenação.

A união entre o CBR e a Esor iniciou-se em 2011 e continuará até 2014. O evento tem o apoio educacional da Bracco e o tema principal neste ano é Imagem Oncológica Abdominal. Alguns aspectos de aprendizagem do curso que podem ser destacados são: a atualização em protocolos de ressonância magnética com ênfase em oncologia abdominal, e também do conhecimento dos achados em imagens seccionais no diagnóstico diferencial entre lesões benignas de neoplasias malignas abdominais; a revisão de conceitos atuais de estadiamento, detecção e seguimento de pacientes oncológicos envolvendo a aplicação de imagem seccional; e a familiarização com achados de imagem essenciais, que alteram a conduta terapêutica em oncologia abdominal.

Com o objetivo de melhorar a colaboração científica entre Brasil e Europa, e trazer aos radiologistas brasileiros os aspectos mais relevantes sobre temas avançados da especialidade, o encontro terá a participação de reconhecidos professores brasileiros e europeus. Seguem alguns nomes que ministrarão aulas teóricas e workshops: Antônio Eiras, Manoel de Souza Rocha e Ronaldo Hueb Baroni (Brasil); Celso Matos (Bélgica); Charikleia Triantopoulou e Nicholas Gourtsoyiannis (Grécia); Luis Marti-Bonmati (Espanha); Roberto Pozzi-Mucelli (Itália); e Rodney Reznek (Reino Unido).

Opinião internacional
O diretor científico e educacional da ESOR, professor Nicholas Gourtsoyiannis, afirmou que o curso é uma ótima oportunidade para que os radiologistas do país, principalmente os mais jovens, sejam inseridos neste circuito internacional de troca de conhecimentos sobre os temas da especialidade. Para ele, mais que um evento, o Curso ESOR AIMS objetiva a criação de uma comunidade internacional de estudantes. 

Outro ponto forte do curso destacado é o fato de as temáticas abordadas a cada ano serem complementares. Com isso, há um interesse muito maior dos participantes da edição anterior em cursá-lo, já que os temas relacionam-se e sempre trazem algo de novo, apesar de serem distintos.

Para ver a programação completa e obter mais informações sobre o Curso ESOR AIMS 2012, acesse http://www.cursoesor.com.br/.

Noticias Aleatórias