CBR

 

29

agosto

2012

41º Congresso Brasileiro de Radiologia começa na semana que vem

Terá início na próxima semana o 41º Congresso Brasileiro de Radiologia (CBR 12), que acontecerá no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília (DF). As inscrições para o evento ainda podem ser efetuadas no local.

Organizado pelo Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR), o CBR 12 pretende promover a atualização de médicos com as mais diferentes experiências profissionais, abordando tanto assuntos em caráter de revisão quanto novidades e temas avançados da especialidade.

As atividades do evento terão início no dia 5 de setembro, com o pré-congresso, que contará com o 2º Encontro Nacional dos Aperfeiçoandos e Residentes de Radiologia (Enar), um Curso Hands-on de Obstetrícia, e o Curso de Assistência à Vida em Radiologia (AVR). No dia 6 começa a programação principal, composta por 18 módulos e que terá a participação de mais de 160 professores renomados, entre brasileiros e estrangeiros.

Além de aulas, sessões de discussão de caso e demais atividades de caráter científico, o CBR 12 também abrirá espaço para o esclarecimento de dúvidas sobre honorários médicos e questões práticas da rotina do profissional de Medicina no módulo Defesa Profissional. Já o módulo Educação em Radiologia reunirá alunos e professores para discutir o treinamento e a avaliação de residentes e aperfeiçoandos, promover a troca de informações e debater sobre novas abordagens e perspectivas na preparação dos futuros médicos da especialidade.

Parceria internacional
Um dos destaques da programação científica do CBR 12 é o primeiro curso satélite da International Cancer Imaging Society (ICIS) na América Latina, promovido em parceria entre o CBR e a ICIS, com o apoio educacional da empresa Covidien.

O curso terá a participação de experientes especialistas de centros oncológicos de referência no Brasil e no mundo, e abordará diversos aspectos da imagem oncológica, desde o rastreamento, diagnóstico, estadiamento, avaliação de resposta e seguimento das neoplasias mais comuns.

Outra novidade é o primeiro módulo totalmente dedicado ao estudo do PET/CT no Congresso Brasileiro de Radiologia, onde serão abordados os princípios físicos e de instrumentação em PET/CT, principais indicações clínicas, doses de radiação, abordagem em diferentes tipos de cânceres e na área cardiológica.

Lançamento
Será lançado no CBR 12 o livro Radiologia e Diagnóstico por Imagem: Ética, Normas, Direitos e Deveres dos Médicos Imaginologistas. A obra é embasada pela legislação em vigor e foi adaptada pelo assessor da presidência do CBR, Dr. Lutero Marques de Oliveira, de um livro de igual perfil editado pela Sociedade Brasileira de Patologia. 

Em um momento em que a atividade médica vem progressivamente perdendo seus contornos éticos e enfrentando um processo de mercantilização, que a tem levado a inúmeras ações judiciais, a obra busca recuperar a natureza da especialidade, oferecendo subsídios para que os médicos imaginologistas possam reavaliar a relação com o paciente e os demais profissionais da saúde.

Sessão Casos do Dia – Série CBR
Para comemorar o segundo aniversário da Série Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (Série CBR), a editora Elsevier promoverá uma ação especial durante a Sessão Casos do Dia do CBR 12. A Sessão Casos do Dia – Série CBR consiste na apresentação de imagens e uma breve descrição de caso, onde o objetivo é descobrir qual é o diagnóstico. Os acertadores concorrerão a prêmios.

Em dois anos de existência, já foram publicados os volumes Tórax, Gastrointestinal, Coluna Vertebral e Encéfalo, e a Série CBR já ultrapassou a marca de 5 mil exemplares vendidos.

Mais informações sobre o CBR 12 podem ser obtidas através do site http://www.congressocbr.com.br/.

Noticias Aleatórias