CBR

 

07

novembro

2012

Livro de ética e normas para médicos imaginologistas é lançado pelo CBR

Já está disponível o livro Radiologia e Diagnóstico por Imagem: Ética, Normas, Direitos e Deveres dos Médicos Imaginologistas, lançado pelo Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR). A obra foi adaptada pelo assessor da presidência do CBR, Lutero Marques de Oliveira, de um livro de igual perfil editado pela Sociedade Brasileira de Patologia, e tem como base a legislação em vigor.

Este trabalho espelha a preocupação do CBR com o crescente distanciamento entre médicos e seus pacientes. Para o CBR, a atividade médica vem progressivamente perdendo seus contornos éticos e, boa parte dela, vivencia hoje um processo de mercantilização que a tem levado a inúmeras ações judiciais contra médicos de várias especialidades, incluindo os que se dedicam à Radiologia e Diagnóstico por Imagem.

Este livro é uma contribuição do CBR no sentido de recuperar a verdadeira natureza da especialidade, oferecendo subsídios para que os médicos imaginologistas possam reavaliar suas relações médico-paciente e também com os demais profissionais de saúde com os quais interage.

Com linguagem simples e embasada pela legislação em vigor, a obra não possui a pretensão de apresentar soluções imediatas para todos os conflitos citados, mas oferece aos imaginologistas informações importantes que o ajudarão a trilhar o caminho da melhor ética no exercício de sua profissão.

Para adquirir a versão digital do livro Radiologia e Diagnóstico por Imagem: Ética, Normas, Direitos e Deveres dos Médicos Imaginologistas o usuário deve acessar o site do CBR e fazer o login no campo “Médicos Associados”. Depois disso, é necessário colocar o cursor sobre o menu “Educação Continuada” e clicar em “Biblioteca Científica”. Para finalizar, basta entrar em “Publicações Digitais”, localizar a publicação e baixar o arquivo PDF. Vale destacar que a versão impressa do livro será distribuída durante os eventos do CBR.

Noticias Aleatórias