CBR

 

04

dezembro

2012

Avaliação Anual dos Residentes e Aperfeiçoandos acontece neste domingo

Neste domingo, 9 de dezembro, será realizada a 14ª Avaliação Anual dos Residentes e Aperfeiçoandos em Radiologia e Diagnóstico por Imagem e o 4º Exame Anual de Aperfeiçoandos em Ultrassonografia. No total, estão inscritos 1.561 estudantes de todo o Brasil.

As provas ocorrerão nas cidades de Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Ribeirão Preto (SP), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e São Paulo (SP). O exame é promovido pelo Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR) em parceria com as associações regionais filiadas ao Colégio nos locais onde serão realizadas as provas.

O principal objetivo da prova é servir de parâmetro para analisar a qualidade do treinamento dos futuros especialistas em Radiologia e Diagnóstico por Imagem (RDI) e em Ultrassonografia (US). Vale destacar que a participação na prova é obrigatória para aperfeiçoandos e facultativa para residentes.

Classificação dos serviços
O resultado da prova é enviado para cada participante e também aos supervisores dos Programas de Residência Médica (PRMs) credenciados pela Comissão Nacional de Residência Médica do Ministério da Educação (CNRM/MEC) e aos coordenadores dos Cursos de Aperfeiçoamento credenciados pela Cear/CBR. No entanto, os supervisores e coordenadores de cursos de residência/aperfeiçoamento recebem apenas a média de seu serviço naquele determinado ano, comparada a todos os serviços participantes, sendo que as notas individuais são encaminhadas somente aos estudantes.

Nos últimos anos, a nota da Avaliação Anual vem se destacando como o principal critério para a Classificação dos Serviços de Residência/Aperfeiçoamento, inclusive porque possui peso dois na somatória dos pontos.

Essa média oferece aos supervisores de programas de residência médica e coordenadores de cursos de aperfeiçoamento uma forma de avaliação de seu programa de treinamento, pois estabelece um parâmetro a respeito do grau de aprendizagem dos alunos, para que os responsáveis pelo serviço possam verificar como seu grupo se situa no ranking geral e quais são as áreas que precisam ser melhoradas.

Noticias Aleatórias