CBR

 

26

abril

2013

Comissão de Valorização do Título e Certificado tem nova reunião

Conforme aprovação do Conselho Científico, ocorrida na reunião do dia 21 de março, a Comissão de Valorização do Título de Especialista e Certificado de Área de Atuação da AMB retomou no último dia 18 de abril, os trabalhos iniciados em 2009 e temporariamente interrompidos. Coordenada pelo Dr. Henrique Carrete Júnior, presidente do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR) e participante do grupo desde a formação original, a comissão discutiu por quais caminhos seguirá.

Representantes da Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia, Ortopedia, Coloproctologia, Cancerologia, Medicina Intensiva e Dermatologia discutiram a necessidade de que haja, primeiramente, uma mobilização interna, entre as Sociedades de Especialidade, para que os médicos titulados registrem seus títulos de especialista nos respectivos Conselhos Regionais de Medicina.

Outro ponto levantado foi em relação às diferentes realidades de cada especialidade. Por exemplo, por que alguns títulos são mais reconhecidos e procurados que outros. Uma das justificativas é de que seria algo cultural, que já vem desde a residência médica.

“Precisamos saber quantos médicos são titulados, quantos residentes prestam a prova de obtenção do título, quantos associados possuem esse título, quantos não têm, qual o percentual de aprovação e reprovação. Para isso vamos montar um questionário que será enviado a todas as especialidades para termos ideia do contexto de cada uma”, explicou Carrete.

Foi sugerido ainda que fossem selecionados alguns casos em que o título de especialista seja critério para realização de provas ou contratação.
Em uma segunda fase, a Comissão de Valorização será integrada à Comissão de Normatização do Título de Especialista e Certificado de Área de Atuação.

A próxima reunião ocorrerá no mês que vem, em data ainda a ser definida.

Fonte: Associação Médica Brasileira (AMB)

Noticias Aleatórias