CBR

 

14

junho

2013

Jornada Gaúcha promove qualificação profissional e traz novas tecnologias

Serão três dias de programação intensa para profissionais de diversas áreas da medicina e ligados à Radiologia. A XXIII Jornada Gaúcha de Radiologia 2013 tem como tema central a contribuição da especialidade no diagnóstico de doenças da coluna e oncológicas. Com tecnologia cada vez mais avançada e conhecimento profissional dos médicos, é possível com precisão maior e cada vez mais eficiência diagnosticar precocemente as doenças.

Os temas do evento estarão relacionados às seguintes áreas: Imagem Oncológica; Radiologia Geral; Mamografia; Ultrassonografia; Tomografia Computadorizada; Ressonância Magnética; Medicina Nuclear; Gestão em Radiologia; Simpósio de Enfermagem em Radiologia; e Informática Aplicada ao Diagnóstico por Imagem.

Na edição do ano passado foi quebrado o recorde de participantes com a presença de mais de 600 médicos, técnicos e estudantes.
 
A programação terá início no dia 28 de junho com o Curso de Assistência à Vida em Radiologia (AVR). A atividade começará às 8h com uma introdução teórica de contrastes, reações adversas, riscos e prevenção. Logo depois será discutido o tratamento das complicações. Ao final, será concedida aula prática dividida em Suporte Básico, Vias Aéreas e Suporte Avançado. O Curso AVR é promovido pela Associação Gaúcha de Radiologia em parceria com o Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR). Aos aprovados será fornecido um certificado de suficiência (avaliação pelos monitores durante as aulas práticas e prova escrita – questões básicas).

Outra atração do evento é o Curso de Gestão, com ensinamentos focados no ponto de vista de administração e legislação para clínicas de radiologia e hospitais.

Simpósio de Enfermagem em Radiologia

As atividades do Simpósio de Enfermagem em Radiologia acontecem na Sala Paineira, exclusivamente no sábado. O primeiro tópico será intitulado “Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI) X Qualidade Assistencial – o papel do Enfermeiro” e será apresentado por Fernanda Guimarães (RS). O tema seguinte será Meios de Contraste e efeitos adversos, coordenado pelo médico gaúcho Rodrigo Bello. Também estão previstos debates sobre as perspectivas do enfermeiro e o papel da enfermagem no CDI com aula promovida por José Ricardo Bolina (RS). Ainda no sábado, as aulas apresentam temas de novas tecnologias em punções venosas, com Tiago Porto (SP); e experiências em anestesia, com Augusto de Deus Vieira (RS). O mesmo profissional encerra a programação falando sobre eventos graves no CDI.

As atividades acontecem no Centro de Eventos do Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre (RS). Outras informações e inscrições podem ser feitas através do site http://www.sgr.org.br/.

Noticias Aleatórias