CBR

 

18

junho

2010

CFM reforça debate sobre reajuste de honorários na Saúde Suplementar

A Comissão de Saúde Suplementar (Comsu) do Conselho Federal de Medicina (CFM) deve aprofundar a discussão e a mobilização em torno do reajuste dos honorários pagos aos profissionais que atuam em operadoras e planos de saúde em reunião ampliada com a Comissão de Defesa e Implantação da Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos (AMB). Da 2ª Reunião conjunta ampliada, prevista para o dia 9 de julho na sede do Conselho (SGAS 915 Lote 72 – Brasília – DF), devem participar sindicatos médicos, associações, sociedades de especialidades e conselhos regionais de medicina.

Convite ao CBR - O Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR) foi convidado pela referida Comissão a participar do encontro, tendo confirmado a presença do Dr. Henrique Carrete Jr., primeiro secretário e representante da entidade.

O estabelecimento de critérios para o reajuste anual dos médicos que prestam serviços às operadoras de planos de saúde foi apontado item prioritário para atuação da Comsu. Foi o que informou o coordenador do grupo, conselheiro Dr. Aloísio Tibiriçá Miranda (2º vice-presidente do Conselho), após reunião realizada dia 17 de junho, em Brasília, com a Federação Nacional dos Médicos (Fenam) e a Associação Médica Brasileira (AMB).

Na avaliação do grupo, na legislação não há instrumentos que garantam ao médico que presta serviço às operadoras o reajuste anual de seus honorários, tornando-o elemento fragilizado do ponto de vista econômico e criando relações instáveis, que motivam descredenciamentos – o que prejudica o atendimento à população.

As entidades participam de um grupo de trabalho da ANS para tratar do tema, juntamente com a União Nacional das Instituições de Autogestão em Saúde (Unidas), da Federação Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaúde, representante das seguradoras especializadas em saúde), da Associação Brasileira de Medicina de Grupo (Abramge) e da Unimed.

FONTE: CFM

Noticias Aleatórias