CBR

 

08

março

2010

Conselhos de Medicina debatem criação da carreira de estado para médico

Um importante debate sobre a proposta de criação da carreira de estado para os médicos marcou o último dia do I Encontro Nacional de Conselhos de Medicina de 2010, realizado em Florianópolis (SC), no dia 05 de março. “Creio que este tema deve ser uma das prioridades da nova direção do Conselho Federal de Medicina pela sua capacidade de trazer eficácia e eficiência ao atendimento disponibilizado no setor público”, afirmou o desembargador José Henrique Blasi, do Tribunal de Justiça de Santa Catarina. 
     
Durante mais de duas horas, ele e outros palestrantes convidados apresentaram suas impressões sobre a proposta, que tramita na Câmara dos Deputados como um projeto de emenda constitucional dos deputados Eleuses Paiva (DEM-SP) e Ronaldo Caiado (DEM-GO).

Municípios

Os presidentes da Associação Médica Brasileira (AMB), Dr. José Luis Gomes do Amaral, e da Federação Nacional dos Médicos (Fenam), Dr. Paulo Argollo, lembraram dos desafios que aguardam os defensores da proposta. Ambos ressaltaram a pertinência da iniciativa, mas lembraram da necessidade de convencimento dos gestores. Assim como o presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), Dr. Roberto Luiz d’Avila, eles concordam que a criação da carreira de estado, mais que um benefício para os profissionais, trará ganhos para toda a sociedade. 
     
O 2º vice-presidente do CFM, Aloísio Tibiriçá Miranda, lembrou ainda que o tema já vem sendo discutido também junto ao Ministério da Saúde. Recentemente, integrantes da Comissão Pró-SUS tiveram audiência com assessores do ministro José Gomes Temporão na qual o assunto foi tratado.

FONTE: CFM

Noticias Aleatórias