CBR

 

29

março

2010

Fique atento na hora de declarar o seu Imposto de Renda

Como é sabido, o Governo do Estado de São Paulo criou a Nota Fiscal Paulista (NFP) e tem presenteado os consumidores com prêmios em dinheiro que podem ser revertidos no pagamento de IPVA ou Crédito em conta corrente.

Desde então, abriu uma empresa governamental denominada DEPARTAMENTO DE ORÇAMENTO E FINANÇAS para controlar os créditos das notas fiscais e, através dela, apresentou a DIRF (Declaração de Imposto de Renda Retido na Fonte), onde são informados os nomes e CPFs de todos os consumidores do Estado de São Paulo beneficiados pelos créditos de ICMS e prêmios recebidos.

Sendo assim, como os contribuintes não sabem desta informação, estão apresentando suas declarações de imposto de renda sem informar tal valor recebido. Quando o sistema da Receita Federal processar as declarações (início depois das 20h00 do dia 30 de abril de 2010) esses contribuintes irão direto para a malha fina, sendo obrigados a apresentar declaração retificadora.

Aos que possuem Certificação Digital (e-CPF ou e-CNPJ) será possível acessar o banco de dados da Receita Federal para conhecer as informações que foram transmitidas pelas fontes pagadoras referentes aos rendimentos que foram pagos às pessoas físicas e jurídicas.

Para imprimir o comprovante de rendimentos da NFP, acesse o site www.nfp.fazenda.sp.gov.br, informe o seu CPF e clique em Conta corrente > Demonstrativo IR.

FONTE: Aleixo e Associados, Consultores Contábeis

Noticias Aleatórias