CBR

 

01

janeiro

2010

COLÉGIO BRASILEIRO DE RADIOLOGIA E DIAGNÓSTICO POR IMAGEM

Fundado em 15 de setembro de 1948, é a entidade legítima representante do médico radiologista brasileiro. Trata-se de uma sociedade civil, de âmbito nacional, de natureza educativa, científica, cultural e social, sem finalidades lucrativas. Reúne cerca de 8 mil associados e possui regionais afiliadas em 25 estados brasileiros.

Ao longo de seus 62 anos, o Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR) transformou-se numa importante associação médica de atualização e de avaliação da capacitação do radiologista e dos especialistas que atuam em atividades de diagnóstico e tratamento utilizando métodos de imagens e/ou radiações ionizantes. Também tem como missão ser um órgão regulador e padronizador de técnicas de radiologia e diagnóstico por imagem, bem como da qualidade dos exames por imagem.

 Desde 1955, o CBR em conjunto com a Associação Médica Brasileira (AMB), vem concedendo Título de Especialista em: Radiologia e Diagnóstico por Imagem, Diagnóstico por Imagem com atuação exclusiva em Ultrassonografia Geral, Diagnóstico por Imagem com atuação exclusiva em Radiologia Intervencionista e Angiorradiologia, Medicina Nuclear e Radioterapia. Concede, também, Certificados de Área de Atuação em: Ultrassonografia em Ginecologia e Obstetrícia, Mamografia, Densitometria Óssea, Ecografia Vascular com Doppler e Neurorradiologia.

Além de garantir a qualificação e o aprimoramento profissional da categoria do médico radiologista, o Colégio empenha-se em melhorar a saúde pública brasileira por meio de diagnósticos por imagem, com exames precisos e precoces. Promove cursos de reciclagem e de Assistência à Vida em Radiologia, além de congressos, jornadas e reuniões sobre diversos métodos radiológicos. Mantém publicações periódicas de caráter informativo e científico: Boletim do CBR e a revista Radiologia Brasileira. Além de editar materiais científicos diversos como: apostilas de Física, Mamografia, Procedimentos Endovasculares e os livros BI-RADS, Critérios de Adequação do ACR, Fundamentos de Radiologia e Diagnóstico por Imagem. Lançou este ano o Programa de Educação Continuada (PEC) a Distância (aulas virtuais) e presencial (Reciclagem Nacional).

Ainda entre as suas atividades podem ser destacadas: a responsabilidade de normatizar e controlar os exames por imagem no país (regidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA e pela Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN) e a participação na formação e controle das residências e cursos de aperfeiçoamento em Radiologia e Ultrassonografia no Brasil. Também é a instituição responsável pela interface com entidades governamentais como o Ministério da Saúde, da Educação, da Fazenda e com entidades de radiologia no exterior.

Informações para a Imprensa
Departamento de Comunicação do CBR
Renata Donaduzzi / renata@cbr.org.br – (11) 3372-4549
Michele Lopes / michele@cbr.org.br – (11) 3372-4544 / ramal 4563
http://www.cbr.org.br/

Noticias Aleatórias