CBR

 

08

novembro

2010

8 de novembro – Dia do Médico Radiologista

No último ano, o Projeto de Lei nº 6.070, do deputado Eleuses Paiva, instituiu 8 de novembro como o Dia do Médico Radiologista, a ser comemorado anualmente em todo o território nacional.

O objetivo é homenagear os profissionais da Radiologia, já que desempenham funções importantes na área da Saúde, como a realização de exames, análise e interpretação das imagens obtidas, materializando-as através de laudos ou relatórios.

O profissional

O médico radiologista tem formação em Medicina, com especialização em Radiologia e Diagnóstico por Imagem, curso que envolve uma variedade de técnicas e inclui Radiologia Convencional, Radiologia Contrastada, Ultrassonografia, Medicina Nuclear, Tomografia Computadorizada, Ressonância Magnética e Densitometria Óssea.

A residência médica é de no mínimo três anos de educação supervisionada por profissionais altamente qualificados nos campos de Radiologia ou Diagnóstico por Imagem. Sendo, assim, profissionais essenciais ao bem -estar humano.

A Radiologia

Sua história teve início em 08 de novembro de 1895, no laboratório da Universidade de Wurzburg, na Alemanha, onde o físico Wilhelm Conrad Röentgen pesquisava o tubo de raios catódicos, inventado pelo inglês William Crookes.

Röentgen usou a radiação por quinze minutos para retratar os ossos de uma das mãos de sua mulher Bertha, em 22 de dezembro de 1895. Fascinado, mas ainda confuso, decidiu chamar sua descoberta de Raios-X – símbolo usado em ciência para designar o desconhecido. Em 1903, ganhou o prêmio Nobel de Física.

Brasil – Em 1897, o médico mineiro Dr. José Carlos Ferreira Pires, acreditando nas aplicações médicas desta descoberta, trouxe para a sua cidade – Formiga (MG) – o primeiro aparelho de Raios-X da América do Sul, em lombos de burro e carros de boi pelas estradas precaríssimas.

A partir de 1912, a Radiologia passou a ser reconhecida como especialidade com a chegada do Prof. Roberto Duque Estrada, de Paris (França), com equipamentos radiológicos e inaugurando o Serviço de Radiologia na Faculdade de Medicina da Universidade do Brasil, na cidade do Rio de Janeiro.

Neste 8 de novembro, o desejo e a busca da entidade é com foco na melhoria da situação profissional da área e pelo reconhecimento do  trabalho do radiologista, com êxito e retornos positivos.

Noticias Aleatórias