CBR

 

22

novembro

2010

Editores de revistas científicas discutem estratégias para 2011

No dia 18 de novembro foi realizada a última reunião dos editores de revistas científicas da área médica de 2010. 

O Dr. Bruno Caramelli, editor da Revista da AMB (RAMB), reforçou o convite e a importância do comparecimento ao “VI Workshop de Editoração Científica – Valorização e qualificação dos editores e dos periódicos brasileiros”, que será realizado pela Associação Brasileira dos Editores de Revistas Científicas (ABEC) em São Pedro (SP), entre os dias 28 de novembro e 2 de dezembro. Uma das palestras será sobre os critérios para distribuição de recursos do programa de apoio aos periódicos nacionais do CNPq/CAPES.

No encontro da ABEC será formulado um documento conjunto, por isso o editor da RAMB colocou em discussão estratégias para valorizar os periódicos brasileiros junto a CAPES. Entre as propostas estão o aprimoramento do canal de comunicação no que diz respeito à classificação dos periódicos pelo sistema QUALIS. Os editores reunidos pretendem que seja possível obter uma segunda avaliação, por um consultor independente, nas situações de discordância de opinião em relação à classificação do periódico feita pela CAPES.

O Dr. Caramelli também sugeriu que o dinheiro recebido pelas revistas pudesse ser usado para o pagamento de editores juniores estimulando a formação de futuros editores para as revistas brasileiras. “Hoje, contamos com a boa vontade das pessoas. Por que um editor mais jovem não pode ser beneficiado? Um dos meios é oferecer uma bolsa que não necessite de dedicação exclusiva”.

Outra ideia que surgiu durante a reunião foi conceder aos revisores de artigos para as revistas científicas brasileiras pontos para serem utilizados no processo de recertificação do título de especialista. O Dr. Caramelli disse que levaria a proposta para ser discutida pela diretoria da AMB. A próxima reunião acontecerá em março de 2011.

FONTE: Imprensa da AMB

Noticias Aleatórias