CBR

 

09

fevereiro

2011

FDA autoriza a aplicação de radiologia em dispositivos móveis

No último dia 04 de fevereiro a U.S. Food and Drug Administration (FDA) autorizou aos médicos o uso de um novo aplicativo de radiologia, o qual permitirá que se observem imagens médicas pelo  iPhone e iPAD. A FDA é uma agência dentro do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos da América.

O aplicativo é o primeiro aprovado pela FDA para visualização de imagens e realização de diagnósticos com base na tomografia computadorizada, ressonância magnética e medicina nuclear, assim como tomografia por emissão de pósitrons (PET).

Atenção

A FDA ressalta que essa abertura tecnológica não se destina a substituir as estações fixas de trabalho e somente é indicada quando o médico não puder ter acesso à clínica.

“Esta importante tecnologia móvel permite aos médicos visualizar imediatamente as imagens e fazer diagnósticos sem ter de estar de volta na estação de trabalho ou de esperar pelo filme”, afirma William Maisel, MD, MPH, cientista-chefe e diretor científico adjunto no FDA’s Center for Devices and Radiological Health.

Durante o período de avaliação, a FDA revisou o resultado de testes de desempenho em vários dispositivos portáteis. Foram medidas a luminância, e a qualidade de imagem e de ruído de acordo com as normas e diretrizes internacionais. A FDA também analisou os resultados dos estudos de demonstração com radiologistas qualificados sob diferentes condições de iluminação. Todos os participantes concordaram que o dispositivo foi suficiente para a interpretação da imagem de diagnóstico nas condições de iluminação recomendadas.

FONTE: The Medical News e U.S. Food and Drug Administration

Noticias Aleatórias