CBR

 

10

março

2011

10 de março – Dia Mundial do Rim

Sob o slogan “Proteja seus rins, salve seu coração”, o sexto ano de comemoração da data pretende chamar a atenção a respeito do papel negativo da doença renal e suas consequências sobre o coração. A data foi criada em 2005 com o objetivo de alertar os órgãos governamentais e a população sobre os perigos da doença renal.

A doença cardiovascular é a causa mais comum de morte em indivíduos com doença renal crônica. Pacientes com doença renal crônica leve (estágio II) apresentam 46% mais chance de risco de morte por doença cardiovascular. Já os que possuem doença renal crônica moderada (estágio III) têm 136% de risco de morte cardíaca, independente dos outros fatores de risco tradicionais para doenças cardiovasculares, como o diabete e a hipertensão arterial.

A taxa de mortalidade de pacientes com doença renal crônica avançada (estágio V) é muito elevada. Nesse estágio, a mortalidade de um paciente de 30 anos é semelhante à de um indivíduo com 80 anos sem doença renal crônica. Por isso, torna-se essencial a prevenção da doença renal crônica e a redução da velocidade de progressão da mesma.

Mais de um milhão de pacientes estão em programa de terapia renal substitutiva (diálise) ao redor do mundo. No Brasil, estima-se que dez milhões de indivíduos tenham algum grau de doença renal crônica. Os grupos de pessoas com risco para desenvolver doença renal são os hipertensos, diabéticos, obesos, idosos e aqueles com histórico da doença em familiares.

Desta forma, programas de prevenção de doença renal devem ser incentivados e executados de maneira contínua. Para isso, a implantação de estratégias de rastreamento e prevenção da doença renal crônica deve incluir orientação da população, dos profissionais de saúde e receber o apoio de órgãos governamentais.

FONTE: Sociedade Brasileira de Nefrologia

Noticias Aleatórias