CBR

 

26

agosto

2010

Congresso Brasileiro de Radiologia 2010 – preparativos finais

O XXXIX CONGRESSO BRASILEIRO DE RADIOLOGIA será realizado entre os dias 09 e 11 de outubro de 2010, no Riocentro – Rio de Janeiro (RJ).

Desta vez acontecerá em conjunto com os seguintes eventos: o Simpósio FLAUS-CBR, o IX Congresso da Sociedade Brasileira de Neurorradiologia Diagnóstica e Terapêutica – SBNRDT, a VIII Jornada Sudeste de Radiologia e Diagnóstico por Imagem, o IV Simpósio de Ultrassonografia e Radiologia da SBRad-SBUS, o III Encontro Nacional de Radiologia Cardíaca e o I Encontro Brasil-Alemanha: Avanços na Imagem Molecular e PET.

Também durante o CBR 10 será realizado o primeiro evento agendado oficialmente na América do Sul sobre Imagem Digital e Comunicação em Medicina – DICOM 2010 Conferência Internacional & Seminário.

CONVIDADOS INTERNACIONAIS

Todos os palestrantes estrangeiros que participarão do CBR 10 já estão confirmados. Confira-os abaixo com seus respectivos temas:

Módulo Medicina Interna/Abdome: Drs. Benjamin Yeh, Zhen Jane Wang, Erik Paulson, Teresa Margarida Proença e Cunha;
Módulo Tórax: Dr. Nestor Müller;
Módulo Neurorradiologia Diagnóstica: Drs. Mauricio Castillo e Robert Hurst;
Módulo Neurorradiologia Terapêutica: Drs. Demetrius Lopes e Laurent Spelle;
Módulo Musculoesquelético: Drs. Cristiam Pfirrmann, Donna Blankenbaker, Luis Fernando Chavarria;
Módulo Mama: Drs. Christiane Kühl e Roland Holland
Módulo Radiologia Cardíaca: Drs. David A. Bluemke e Jean-Louis Sablayrolles;
Módulo Cabeça e Pescoço: Drs. Nadine Martin-Duvernueil e Guy Moulim;
Módulo Ensino/Telerradiologia: Dr. Rodrigo Restrepo;
Módulo Pediatria: Dr. Laurent Garel;
Módulo Ultrassonografia: Drs. Jorge Rabat, Leandro Fernandez, Maria Izabel Vasquez, Pedro Unsheln, Ramón Bataglia, Raúl Sanchez, Roberto Moncayo, Veronique Mirlesse;
Encontro Brasil-Alemanha: Dr. Markus Schwaiger.

SITE EXCLUSIVO – www.congressocbr.com.br

Atualizada e com um layout muito mais moderno, a página contém: histórico do evento, informações sobre o Riocentro, pontos turísticos do Rio de Janeiro, mensagens dos presidentes, Comissão organizadora, programação científica e regulamento dos painéis, temas livres e Prêmio Cultural.

Além disso, a grade dos módulos; elaborada pelas Comissões nacional e local é diferenciada e envolve todos os métodos e técnicas; está disponível no site juntamente com a relação completa de professores convidados. As inscrições do evento devem ser feitas apenas no local.


PAINÉIS E TEMAS LIVRES

Foram 563 inscrições de resumos – 68 a mais que em 2009, sendo realizadas exclusivamente no site do evento.

Prêmio Melhor Painel CBR 10 – O autor principal do melhor trabalho científico apresentado durante o Congresso 2010 na Categoria Painel Eletrônico ganhará uma passagem aérea de ida e volta para Paris (França), com hospedagem de três dias em hotel e entrada para visitar o Museu Do Louvre.


LANÇAMENTOS

Volume Tórax – Série Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem
Tem como objetivos a revisão abrangente das áreas mais importantes da Radiologia; o auxílio na formação de residentes e especializandos; o serviço de consulta rápida e precisa para radiologistas mais experientes, médicos clínicos e cirurgiões; e a divulgação de várias ilustrações, tabelas e referências para consulta. A obra tem sido conduzida por intermédio de diversos encontros na sede do CBR, em São Paulo (SP).

Guide Pratique à l’usage des Médecins Radiologues pour l’evaluation de leurs pratiques professionnelles
O livro é resultado do trabalho desenvolvido pela Sociedade Francesa de Radiologia (SFR) que conseguiu a colaboração de 500 radiologistas e 17 sociedades afins. O leitor encontrará num total de 400 fichas separadas por assunto como a especialidade é heterogênea, como fazer a documentação das imagens e melhorar o relacionamento médico-médico. Nessa edição estarão presentes abordagens gerais sobre radioproteção, controle de qualidade, meios de contrastes e também as seguintes subespecialidades: cardiovascular, digestivo, geniturinário, ginecologia e obstetrícia, neurologia, ORC e oftalmologia, osteoarticular, pediatria, politraumatologia, tórax e mama. Trabalho desenvolvido com o apoio da Guerbet Produtos Radiológicos.

Atlas de Anatomia Radiológica
Primeiro Atlas de Anatomia feito com imagens seccionais, abordando vários estudos de tórax, abdome, cabeça e pescoço, sistema musculoesquelético, sistema circulatório e sistema nervoso. Cada seção inclui imagens obtidas usando diferentes técnicas (radiografia convencional, tomografia computadorizada, ressonância magnética e ultrassonografia) e é complementada pelo estudo tridimensional apropriado, endoscopia virtual e renderização de volume. Trabalho desenvolvido com o apoio da Bayer Schering Pharma e reconhecido pela Sociedade Espanhola de Radiologia (SERAM) e pelo CBR.


INSCRIÇÕES

Somente poderão ser feitas no local do evento, Pavilhão 5 do Riocentro, no Rio de Janeiro (RJ). Aos sócios do CBR com cadastro regularizado será cobrada a taxa de R$ 650,00. Os valores às outras categorias estão disponíveis no site oficial: http://www.congressocbr.com.br/, assim como todas as informações adicionais. Confira!

Noticias Aleatórias