CBR

 

22

junho

2011

Começa amanhã o Encontro Brasileiro de Ultrassonografia

De 23 a 25 de junho a capital paulista sediará a primeira edição do Encontro Brasileiro de Ultrassonografia do CBR (Ebraus). Para os que ainda não realizaram a inscrição, ela poderá ser feita diretamente no local do evento, o Hotel Maksoud Plaza, mediante disponibilidade de vagas.

O Ebraus é mais uma iniciativa do CBR na promoção de um curso dedicado à Ultrassonografia, com o objetivo de promover o aperfeiçoamento técnico e teórico dos profissionais que realizam exames ultrassonográficos. O evento é credenciado pela Comissão Nacional de Acreditação (CNA) e confere aos médicos participantes 10 pontos no processo de atualização profissional da AMB/CFM.

A programação científica do Ebraus conta com aulas teóricas de renomados profissionais da especialidade nos módulos de Ginecologia, Mama, Pediatria, Obstetrícia, Musculoesquelético, Medicina Interna, Doppler Vascular e Pequenas Partes.

Durante o Encontro também será realizado o Curso de Assistência à Vida em Radiologia (AVR), que tem como objetivo oferecer informações práticas e teóricas necessárias à correta atuação frente às reações adversas ocasionadas pelo uso de contraste. Os participantes receberão o livro “Assistência à Vida em Radiologia – Guia Teórico e Prático”, um material completo para consulta sobre os conceitos praticados durante o curso.

Hands On
Um dos grandes destaques do Ebraus são as sessões de hands on, onde os participantes poderão rever seus conhecimentos e aprender sobre técnicas mais apropriadas para a realização de diversos tipos de exames ultrassonográficos na prática.

Nessas aulas, experientes profissionais irão transmitir informações sobre os principais conceitos, tipos de exame, técnicas e indicações, e formas de posicionamento para os mais diversos tipos de pacientes. Em seguida, cada aluno terá a oportunidade de realizar o exame, treinar diferentes técnicas, a aplicar os conceitos explicados e tirar dúvidas sobre aspectos que influenciam na obtenção da melhor imagem.

Serão realizadas aulas nas áreas de Musculoesquelético, Pequenas Partes, Obstetrícia, Mama, Medicina Interna e Doppler Vascular Periférico. Além disso, há o módulo Equipamentos, onde empresas do setor irão disponibilizar seus aparelhos e representantes da empresa prestarão orientações sobre a maneira correta de utilizar os equipamentos, de forma a obter a melhor performance, eficiência e precisão.

Novidades
Outra sessão importante do Encontro será “Casos do Dia”, um concurso diário voltado a todos os participantes. Na entrada do evento e nos intervalos entre as palestras e cursos, serão apresentadas imagens nos monitores dispostos no corredor principal. Os participantes interessados deverão preencher a ficha disponibilizada no local com sua sugestão de diagnóstico de acordo com as imagens analisadas. Ao final do dia, serão revelados os diagnósticos dos casos apresentados e os acertadores receberão um prêmio simbólico do CBR.

Neste evento o CBR implantará um sistema oficial para avaliar a receptividade do participante aos módulos, palestras e professores. Para conferir a programação científica completa e obter outras informações, acesse o site exclusivo do evento.

Noticias Aleatórias