CBR

 

30

junho

2011

Inscrições abertas para revalidar diploma médico obtido no exterior

Médicos formados fora do Brasil já podem se inscrever no Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituições de Educação Superior Estrangeiras (Revalida). As inscrições vão até o dia 10 de julho no endereço http://revalida.inep.gov.br/, onde também podem ser encontradas mais informações sobre a prova.

O exame será aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em colaboração com a subcomissão de Revalidação de Diplomas Médicos, da qual participam representantes dos ministérios da Saúde, Educação e Relações Exteriores, Associação Nacional dos Dirigentes de Instituições Federais do Ensino Superior (Andifes) e Inep.

As provas teóricas (objetiva e discursiva) estão marcadas para o dia 28 de agosto. As questões objetivas serão aplicadas pela manhã (das 8 às 13 horas) e as discursivas no período vespertino (das 15 às 18 horas). Os candidatos poderão fazer as provas da primeira etapa em seis capitais: Manaus, Fortaleza, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Campo Grande e Brasília. A segunda etapa, que avaliará as habilidades clínicas dos candidatos em prova prática, está programada para os dias 01 e 02 de outubro, em Brasília.

É a segunda vez que o Ministério da Educação aplica o exame nacional, ainda em implantação no país. O ministério alega que o modelo unificado poupa tempo e reduz os custos para os candidatos, além de ser mais rápido. A expectativa é que os resultados saiam até dezembro. Na edição anterior, 628 pessoas se inscreveram, 281 fizeram as provas e apenas duas candidatas foram aprovadas. Para este ano, o ministério espera a inscrição de 800 médicos.

Várias universidades ainda mantêm o processo tradicional em que cada uma tem seu próprio procedimento e valores para a revalidação de diplomas médicos estrangeiros.

Fontes: Fenam e Agência Brasil

Noticias Aleatórias