CBR

 

07

outubro

2011

Divulgado resultado da primeira fase do Revalida

Foi divulgado no dia 03 de outubro o resultado da primeira fase do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos expedidos no exterior (Revalida), que foi composta por provas objetivas e discursivas.

Dos 677 inscritos, apenas 96 foram aprovados nesta primeira etapa. A nota mínima para aprovação era 92 pontos, de um total de 160 (110 da prova objetiva + 50 da discursiva). A maior pontuação atingida foi 117,75 e a menor 21,75. Dos 581 reprovados, 141 foram eliminados do processo, conforme as especificações previstas no Edital da prova.

Os aprovados estão habilitados para realizar a segunda etapa do exame, que consiste em provas práticas de habilidades clínicas, e está prevista para o dia 15 de outubro, em Brasília.

O Revalida permitirá aos graduados em medicina por instituições estrangeiras validarem seus diplomas para trabalhar no Brasil. Atualmente, a validação dos diplomas médicos no país é feita de forma independente por universidades públicas, que utilizam metodologias próprias. Segundo o Ministério da Saúde, além de promover a padronização, o novo exame permitirá que todos os formados sejam submetidos à mesma avaliação. A expectativa é que o processo de revalidação seja finalizado no período de seis meses a um ano.

O exame é conduzido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, em colaboração com a subcomissão de Revalidação de Diplomas Médicos, da qual participam representantes dos ministérios da Saúde, da Educação e de Relações Exteriores, além da Associação Nacional dos Dirigentes de Instituições Federais do Ensino Superior (Andifes) e também do Inep.

Fonte: Agência Saúde e CRM-PR

Noticias Aleatórias