CBR

 

20

outubro

2011

CBR 11 promove atualização e debate sobre valorização da especialidade

De 12 a 15 de outubro de 2011, o XL Congresso Brasileiro de Radiologia (CBR 11) reuniu em Recife (PE) mais de 3 mil participantes de todo o Brasil em palestras e atividades que promoveram a atualização, a troca de conhecimento científico e de experiências na área de Radiologia e Diagnóstico por Imagem.

Mais do que aprimoramento científico, o CBR 11 também foi marcado por relevantes discussões acerca da profissão, honorários médicos e valorização profissional no módulo Gestão, onde médicos debateram e tiraram dúvidas sobre temas como formas de contratação e remuneração para os radiologistas, tributação, a relação com operadoras de planos de saúde e o código de ética médica, entre muitos outros temas.

Durante a sessão solene de abertura, o presidente do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR), Dr. Manoel Aparecido Gomes da Silva, ressaltou a importância da união entre os radiologistas para o fortalecimento da especialidade. “Nós radiologistas não podemos esquecer nossa importância, nós desempenhamos um papel de grande relevância na Radiologia Brasileira. Hoje, nenhum hospital pode funcionar sem um centro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem. O nosso conhecimento promove a cura, salva vidas, indica e evita cirurgias, e seria praticamente impossível o exercício da Medicina atualmente sem a Radiologia e Diagnóstico por Imagem. Temos que ter consciência do nosso valor e exigir o respeito e a remuneração digna para o nosso trabalho”, explicou o presidente do Colégio.

O CBR 11 também teve espaço para importantes lançamentos na área educacional, como o Programa de Atualização em Radiologia e Diagnóstico por Imagem (Prorad), que é um curso de educação continuada a distância; o Webcast, que é um conjunto de aulas em vídeo gravadas durante CBR 11 e que disponibilizadas online; e o livro Coluna Vertebral, terceiro volume da Série Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem que tem como editores associados os doutores João Luiz Fernandes e Francisco Maciel Júnior, que estiveram presentes no evento e na sessão de autógrafos. A obra é o primeiro livro brasileiro sobre coluna vertebral, possui mais de 2.500 imagens e única na área com abordagem exclusiva sobre equilíbrio sagital.

Também teve destaque a primeira edição do Encontro Nacional dos Residentes e Aperfeiçoandos em Radiologia e Diagnóstico por Imagem (Enar), onde jovens médicos puderam tirar suas dúvidas a respeito como, por exemplo, os desafios de estudar no exterior. Também foi divulgado o ranking com os três melhores serviços de residência e aperfeiçoamento de 2010.

Para valorizar a cultura local, o CBR abriu espaço durante o evento para os artistas locais. Foi montado um espaço cultural com mostra de artesanato e culinária regional e arena para apresentação do que há de mais representativo em música e dança pernambucana. O espaço cultural do CBR 11 foi uma parceria do Colégio com os governos estadual e municipal. O CBR 11 ainda contou com uma notável exposição técnica onde cerca de 30 grandes empresas apresentaram o que há de mais novo em equipamentos e serviços para o setor. O próximo Congresso Brasileiro de Radiologia de 2012 será realizado de 06 a 08 de setembro em Brasília (DF).

Noticias Aleatórias