CBR

 

09

novembro

2011

SP: Exame do Cremesp reprova 46% dos estudantes de Medicina

A edição de 2011 do Exame Cremesp, que avalia o desempenho dos estudantes do sexto ano de medicina das escolas paulistas, revelou, mais uma vez, um alto índice de reprovação (46%) entre os participantes. O resultado é considerado preocupante pelo presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp), Renato Azevedo.  “Estão abrindo escolas médicas sem qualidade e, em consequência, formando médicos despreparados”, denunciou Azevedo. Ele lembrou que cerca de 70 escolas médicas foram abertas no país nos últimos oito anos, e, a maioria delas, sem hospital escola.

Os principais resultados da avaliação de 2011 foram apresentados pelo presidente do Conselho e pelo coordenador do Exame Cremesp, Reinaldo Ayer de Oliveira, em coletiva à imprensa, no dia 09 de novembro. Ayer chamou atenção para o baixo desempenho dos estudantes avaliados no acumulado das edições. Nos últimos sete anos, 4.821 formandos participaram do exame, dos quais 2.250 (46,6%) foram reprovados. “Há uma tendência de reprovação, que fica em torno dos 50% e persiste desde a primeira prova aplicada pelo Cremesp, em 2005, até 2011”, analisou Ayer. “É preciso discutir um sistema de avaliação externa das escolas médicas”, afirmou o coordenador. Já Renato Azevedo defendeu a obrigatoriedade de um exame de avaliação dos formandos em medicina nos moldes do que vem sendo realizado pelo Cremesp.

A participação no Exame do Cremesp não é obrigatória e nem requisito para a habilitação ao exercício da medicina. A avaliação visa contribuir para a melhoria da qualidade do ensino no país e o estudante aprovado recebe um certificado que pode ser útil no currículo profissional. As provas da 7ª edição foram aplicadas no dia 02 de outubro em 14 municípios paulistas. Os testes reuniram 120 questões de nove áreas básicas: Bioética, Ciências Básicas, Cirurgia Geral, Clínica Médica, Ginecologia e Obstetrícia, Ortopedia, Pediatria, Saúde Mental e Saúde Pública. Para acessar a íntegra do documento entregue a imprensa com os principais resultados do Exame do Cremesp, clique aqui

Fonte: Cremesp

Noticias Aleatórias