CBR

 

29

novembro

2011

Nota de Falecimento: Darcy de Oliveira Ilha

Faleceu, em 10 de novembro de 2011, Darcy de Oliveira Ilha, médico radiologista gaúcho e membro do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR).

O Dr. Ilha nasceu em 10 de junho de 1923, em Cruz Alta, Rio Grande do Sul. Aos 7 anos de idade sua família transferiu-se para a cidade gaúcha de Santa Maria. Apesar de seu pai preferir que se formasse em Direito, ele decidiu estudar medicina e ingressou na faculdade aos 18 anos.

O berço de sua formação e prática médica foi a Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, onde trabalhou antes mesmo de se formar. Foi no quinto ano de Medicina que optou pela Radiologia. Formou-se em 1946, com 23 anos e, em 1952, casou-se com Mercedes Yurgel, também acadêmica de Medicina, com quem teve três filhos: Dary, João e Jaime.

Insaciável na busca do conhecimento e na melhoria dos diagnósticos, em duas oportunidades foi estudar no Instituto Karolinska, em Estocolmo, na Suécia, em 1954 e em 1963.

Na Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, centro de excelência, sobretudo na investigação do aparelho respiratório e cardiovascular, atuou entre os anos de 1958 e 1975. Em 1972 iniciou como chefe do Serviço de Radiologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre e, em 1984, realizou concurso para professor titular de Radiologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde obteve nota máxima em todas as provas. Na Fundação Faculdade Federal de Ciências Médicas, atual Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, foi professor titular de Radiologia.

O Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem se sensibiliza pela perda deste grande profissional e presta seu apoio à família e amigos.

Noticias Aleatórias