CBR

 

10

dezembro

2011

Curso Diretrizes Esur sobre contraste reuniu especialistas em PE, RJ e SP

Com objetivo de difundir as diretrizes da European Society of Urogenital Radiology (ESUR) a Bracco do Brasil patrocinou e organizou, com o apoio do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR, o curso Diretrizes da ESUR para o uso de meios de contraste em determinadas situações clínicas. O evento aconteceu entre os meses de outubro e novembro, nas cidades de Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP).

O evento foi voltado para um público específico de convidados, formado por professores e usuários de meios de contraste, e trouxe para o Brasil os professores Sameh K. Morcos e Gertraud Heinz-Peer, reconhecidos na Europa pelo conhecimento avançado no assunto.
Entre vos vários tópicos desenvolvidos no curso foram focados principalmente a utilização de contraste em pacientes mais vulneráveis, como gestantes, mulheres em lactação, com problemas na tireóide, diabéticos em tratamento com metformina e pessoas com comprometimento renal.

Para cada um dos casos foram apresentados os procedimentos e avaliações adequados antes, durante e depois da realização do exame, detalhando caso a caso a implicações pertinentes e possíveis reações adversas.

Para difundir o conhecimento sobre o assunto entre todos os radiologistas do Brasil, a Esur disponibiliza em português o livreto Diretrizes da Esur para Uso de Meios de Constraste – Versão 7.0. A publicação foi traduzida em sete idiomas além do inglês e mais de 100 mil cópias já foram impressas.

Para a realização e organização do evento a Bracco contou com o apoio do CBR e das sociedades locais.

Noticias Aleatórias