CBR

 

12

dezembro

2011

NOTiCIR de dezembro de 2011

A edição de dezembro do informativo do Colégio Interamericano de Radiologia (CIR) traz a cobertura da sessão do CIR, em espanhol, como pré-congresso do RSNA 2011. Segundo o editor de NOTiCIR, Dr. Pedro Unshelm, a sessão foi um sucesso e contou com a participação maciça de todos os países da América Latina e da Península Ibérica.

No espaço Um pouco de história é abordada a vida e a trajetória profissional do químico inglês Sir William Crookes (1832-1919), um dos mais importantes cientistas do século XIX, inventor do tubo, que leva seu nome, para o estudo das propriedades dos raios catódicos. Este tubo permitiu descobrir o elétron e o efeito fotoelétrico. Posteriormente verificou-se que a aplicação de uma elevada diferença de potencial entre ânodo e cátodo em um tubo de alto vácuo produzia raios X.

Por meio do informativo também é possível acessar gratuitamente artigos científicos publicados na Revista Virtual de Radiologia CIR, RSNA News, e disponibilizados pelo programa GO RAD, da Sociedade Internacional de Radiologia (ISR). Para conferir o informativo na íntegra, clique aqui.

Noticias Aleatórias