CBR

 

09

janeiro

2012

Nota de Falecimento: Antonio dos Santos Clemente Filho

Faleceu no último dia 08 de janeiro de 2012 o médico radiologista Antonio dos Santos Clemente Filho, um dos fundadores da revista Radiologia Brasileira, órgão oficial de divulgação científica do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR).

Paulistano, filho de uma professora e um comerciante português, formou em medicina em 1945 pela Universidade de São Paulo (USP) e especializou-se em Radiologia. Lecionou na Escola Paulista de Medicina e, em 1954, fundou com outro sócio a URP Diagnósticos Médicos, clínica pioneira em diagnósticos por imagens.

Em 1958, quando Antonio dos Santos Clemente Filho compôs a diretora do CBR ocupando o cargo de tesoureiro, ajudou a criar o periódico científico Radiologia Brasileira, veículo que ainda hoje se destina à publicação de trabalhos científicos de interesse nas áreas de radiologia, radioterapia, medicina nuclear, ultrassonografia, tomografia computadorizada, física e biologia das radiações ionizantes e, ressonância magnética.

Por ser médico, Antonio dos Santos Clemente Filho percebeu rapidamente que seu segundo filho, nascera com síndrome de Down. Em 1961, quando seu filho já tinha 13 anos, sua esposa fundou a Apae (Associação dos Pais e Amigos do Excepcional) e ele engajou-se na luta da mulher pela inclusão e valorização da pessoa com deficiência.

Antonio dos Santos Clemente Filho foi duas vezes presidente da Apae, ajudou a criar a Federação Nacional das Apae’s (Fenapaes) e foi seu primeiro presidente eleito, de 1963 a 1965. Após o término de seu mandado como presidente passou a integrar o conselho consultivo da Fenapaes, cargo que ocupou durante muitos anos. Aposentou-se em 2000.

Há alguns anos, passou a sofrer de Alzheimer. Faleceu aos 91anos de insuficiência respiratória. Deixou três filhos, nove netos e cinco bisnetos.

O CBR se sensibiliza pela dor da família e dos amigos e presta seu apoio.

Noticias Aleatórias