CBR

 

17

março

2014

Parceria com a RSNA engrandece a JPR 2014

JPR 2014A 44ª edição da Jornada Paulista de Radiologia (JPR) acontecerá de 1 a 4 de maio, no Transamérica Expo Center, em São Paulo (SP). Um fato marcante no evento de 2014 é a parceria inédita entre a Sociedade Paulista de Radiologia (SPR) e a Sociedade de Radiologia da América do Norte (RSNA) na programação científica. Está confirmada a participação de 35 professores estrangeiros, além de centenas de professores brasileiros.

Para falar um pouco mais sobre um dos maiores congressos da área de Radiologia e Diagnóstico por Imagem em todo o mundo, o Boletim do CBR entrevista o presidente da SPR, Dr. Antônio José da Rocha. Ele fala de suas expectativas para a JPR 2014, adiantando algumas das novas atrações e dando mais detalhes sobre a experiência de organizar o evento com a entidade americana.

CBR – Quais as principais novidades da JPR 2014?
Dr. Antônio José da Rocha – As novidades são muitas porque o evento mudará bastante seu formato devido ao apoio da RSNA. A JPR 2014 terá 17 salas conjuntas com a RSNA, mais algumas salas de organização única da SPR. Destaco as sessões interativas nas diferentes salas conjuntas, um fórum sobre introdução à pesquisa científica, que será realizado pela primeira vez dentro da JPR contando com a experiência da RSNA, assim como um módulo que tratará sobre profissionalismo, área em que os americanos têm muito conhecimento. Outra novidade é o módulo de Oncologia, que terá uma sala exclusiva de forma inédita na história da jornada, tratando das particularidades do Diagnóstico por Imagem em Oncologia e enfocando os centros especializados. Será um curso bastante específico. Mais uma grande novidade é uma gincana nos moldes que se fazia antigamente, entre equipes de radiologistas. A jornada ficou muitos anos sem realizá-la, mas agora será um talk show adaptado, com foco em Radiologia e perguntas relacionadas a futebol. Os participantes estarão devidamente uniformizados como em um clássico entre Brasil e Argentina. Acredito que haverá uma boa procura por parte do público e um grande envolvimento dos americanos, que estão muito empolgados. Além disso, teremos uma sala dedicada à Radiologia sul-americana, na qual o presidente da sociedade chilena preparará sessões interativas na área de Abdome em Diagnóstico por Imagem.

CBR – Como vê a parceria entre a SPR e a RSNA?
Dr. Antônio José da Rocha – Para nós, tem sido uma experiência extremamente positiva. É muito mais do que fazer o congresso em conjunto. Primeiro, porque eles aceitaram fazer três congressos conosco em um período de quatro anos. O aprendizado com o primeiro congresso ajudará na organização dos demais. É uma grande oportunidade de troca de experiências, aproveitando o know-how deles em grandes eventos, além de tradição e renovação. Para a nossa equipe, tem sido fundamental essa transferência de conhecimento. Em um espaço de dois anos, aprendemos muito, melhorando nossa capacidade de organização e de montar processos inovadores, sem falar na grande feira comercial.

CBR – Como está sendo o dia a dia da organização do evento?
Dr. Antônio José da Rocha – Temos procurado replicar parte da rotina de planejamento não apenas na Jornada Paulista de Radiologia, mas também em outros eventos promovidos pela SPR. Um dos pontos principais é a antecipação de cronograma. Nosso programa científico está pronto desde a última jornada e este é um hábito que eles têm nos Estados Unidos, diferente de nossa cultura brasileira. Estamos desenvolvendo os processos para repetir isso, pois é algo que permite à organização ter mais tempo para inovar e criar.

CBR – Além da parceria coma a RSNA, que características merecem destaque na edição deste ano?
Dr. Antônio José da Rocha – A JPR 2014 tem como característica principal estabelecer-se como um evento não apenas para o médico radiologista, mas para o médico nuclear, o físico, o tecnólogo, o técnico, o biomédico. É o evento sul-americano que mais tem trazido novidades, não somente no campo científico, mas também na área comercial, com inovações e lançamentos de produtos de grandes empresas. Temos a preocupação de que a feira seja de alto nível e traga tudo que está sendo feito de melhor na área de Radiologia e Diagnóstico por Imagem.

Matéria publicada no Boletim do CBR na edição de março/2014

 

Noticias Aleatórias