CBR

 

Principais Exames

Radiologia

O que é?

A radiologia é o método de investigação por imagem que originou o nome da especialidade. A radiologia utiliza os Raios-X, que são radiações eletromagnéticas.

Doenças que melhor detecta:

Pneumonia, edema pulmonar, pneumoritônio, obstrução intestinal, tuberculose, doenças do aparelho urinário, doenças do sistema esquelético e locomotor.

Ultrassonografia

O que é?

A ultrassonografia é um método de diagnóstico por imagem que utiliza ondas sonoras com frequências acima das audíveis pelo ouvido humano, chamadas de ultrassom. Tem a vantagem de não utilizar radiação ionizante e fornece imagens em tempo real.

Doenças que melhor detecta:

Efusões pleurais, lesões pélvicas e abdominais, colecistite, apendicite aguda, cirrose hepática, doenças da tireoide.

Mamografia

O que é?

A mamografia é um método de investigação das mamas que utiliza radiação ionizante e produz imagem com a utilização de técnicas de baixa tensão para garantir que as interações fotoelétricas produzam o contraste anatômico desejado.

Doenças que melhor detecta:

Nódulos, calcificações e distorções da mama, lesões não palpáveis, câncer de mama.

Tomografia Computadorizada

O que é?

A tomografia computadorizada (TC) é uma técnica de imagem que permite visualizar cortes transversais da anatomia humana usando-se os Raios X e o auxílio de um computador. Pode ou não ser utilizada com meio de contraste iodado.

Doenças que melhor detecta:

Mediastinais, tromboembolismo pulmonar – TEP, bronquiolite, edemas, câncer de pulmão, apendicite aguda, pancreatite aguda, diverticulite do cólon, colecistite aguda, ruptura de aneurisma da aorta, sofrimento vascular, obstrução intestinal, pneumonia, cálculo renal, doenças de crânio.

Ressonância Magnética

O que é?

A ressonância magnética (RM) é um método radiológico que utiliza radiação eletromagnética na formação da imagem que compreende num sistema de magnetos (ímãs), bobinas (antenas emissoras e receptoras de radiofrequência) e um conjunto de computadores. Portanto, não utiliza radiação ionizante, nem necessita de meio de contraste iodado.

Doenças que melhor detecta:

Vasculares, do coração, alterações mediastinais, efusões pleurais e arcabouço ósseo-torácico.

Medicina Nuclear

O que é?

A medicina nuclear é um método de diagnóstico por imagem baseado na captação de isótopos radioativos artificiais ingeridos ou injetados em veia periférica. As imagens são conhecidas como cintilografias ou cintigrafias. Com o advento do PET (Tomografia por Emissão de Pósitrons) as análises do corpo humano são feitas em nível celular.

Doenças que melhor detecta:

Osteomielite aguda, metástases ósseas, doenças renais, doenças da tireoide, doenças do esôfago, doenças do sistema digestivo, doenças hepáticas, doenças pulmonares, hidrocefalia, fístulas liquóricas, derivações ventrículo-peritoniais, lesão cerebral superficial, doença de Alzheimer, epilepsia, isquemia cerebral, cânceres de cabeça/pescoço/rim/pulmão, linfomas e melanomas.

Fonte: Departamento de Comunicação do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem