CBR

 

10

dezembro

2013

Residentes e aperfeiçoandos participam de avaliação anual

prova_residentes_sp_081213

Em São Paulo, mais de 570 futuros radiologistas fizeram as provas

No dia 8 de dezembro, o CBR e suas filiadas realizaram a XV Avaliação Anual dos Residentes e Aperfeiçoandos em Radiologia e Diagnóstico por Imagem, com 1.612 inscritos, e o V Exame Anual de Aperfeiçoandos em Ultrassonografia, com 34 candidatos. As provas ocorreram em 12 cidades: Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Ribeirão Preto (SP), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e São Paulo (SP).

O objetivo da avaliação é contribuir para a formação dos especialistas e para a qualidade dos programas de residência reconhecidos pelo Ministério da Educação e dos cursos de aperfeiçoamento credenciados pelo CBR. Participam pós-graduandos de nível 1 a 3. A quantidade de questões é proporcional ao nível, conforme as competências mínimas propostas para cada ano de treinamento.

O desempenho de cada candidato será enviado pelos Correios, no fim de janeiro, diretamente para o endereço cadastrado. Já os coordenadores dos programas de residência médica e dos cursos de aperfeiçoamento receberão apenas a média de seus alunos em comparação com a média de cada nível.

Segundo o coordenador da Comissão de Ensino, Aperfeiçoamento e Residência Médica, Dr. Alair Sarmet Santos, é uma oportunidade de autoavaliação dos pós-graduandos e das instituições do Brasil inteiro ao longo do treinamento, o que permite intensificar o ensino-aprendizagem em determinadas áreas, conforme os resultados obtidos. “As notas também constituem um dos critérios utilizados pelo CBR na avaliação dos serviços”, observa. “Para evitar prejuízos à nota da instituição, eventuais ausências dos candidatos devem ser justificadas pelos coordenadores à comissão, sendo que esta analisará caso a caso.”

Os candidatos de nível 3 que obtiverem nota mínima de 7 na média aritmética das três provas serão liberados, em 2014, da prova teórica do Exame de Suficiência para Concessão do Título de Especialista ou Certificado de Área de Atuação do CBR. “Os critérios são rigorosos, de acordo com a grande responsabilidade em questão. No último ano, 64% dos candidatos alcançaram a dispensa da prova teórica”, destaca o Dr. Alair.

Ao lembrar que este trabalho foi iniciado pelo Dr. Fernando Moreira há mais de 15 anos, o coordenador agradece aos atuais membros da comissão e demais colegas pelo empenho tanto na elaboração quanto na aplicação das provas.

De 1 de março a 30 de abril de 2014, será o período de cadastramento dos novos pós-graduandos nível 1, assim como de atualização dos dados cadastrais dos candidatos dos demais níveis. A avaliação anual do próximo ano será em 14 de dezembro, com inscrições de 15 de setembro a 31 de outubro. Mais informações: www.cbr.org.br.

prova_residentes_ce_081213

Ceará

prova_residentes_mg_081213

Minas Gerais

prova_residentes_pr_081213

Paraná

prova_residentes_rj_081213

Rio de Janeiro

prova_residentes_rs_081213baixa

Rio Grande do Sul

 

Noticias Aleatórias