CBR

 

18

setembro

2013

RSNA 2013 terá palestras em espanhol e sessão France Presents

Entre os dias 1 e 6 de dezembro, acontecerá no centro de convenções McCormick Place, em Chicago (EUA), a 99ª edição da Assembleia Científica e Encontro Anual da Sociedade de Radiologia da América do Norte (RSNA 2013). Maior encontro mundial da especialidade, o congresso reunirá especialistas em busca do aperfeiçoamento científico, além de apresentar as principais novidades do setor de Radiologia e Diagnóstico por Imagem.

Na edição passada, o Brasil foi selecionado pela RSNA para apresentar a evolução da Radiologia praticada no país através do RSNA Brazil Presents, que abordou temas em ressonância magnética, com ênfase em pesquisas de ponta focadas no corpo e na neuroimagem. Iniciado em 2007, o RSNA Presents é uma série de sessões que tem como objetivo celebrar a inovação e a colaboração na área radiológica em todo o mundo. Este ano, o país homenageado será a França, com o tema Imagem Oncológica. A sessão France Presents trará novas descobertas, técnicas e aplicação de prática clínica para diagnóstico e tratamento de câncer.

Outros destaques do RSNA 2013 serão a sessão Imagem Interpretativa, na qual os principais nomes da área são colocados frente a frente com casos desafiadores e têm de fazer o diagnóstico no local; e o Simpósio de Residentes e Fellows, com sessões voltadas para trainees que ajudam a planejar uma carreira de sucesso depois da residência e ensinam algumas técnicas de sobrevivência para o trabalho.

A tradicional sessão Casos do Dia, que consiste na apresentação de imagens e uma breve descrição dos casos, será mantida e também está previsto o Simpósio de Emergência RSNA/ESR, uma parceria entre a RSNA e a Sociedade Europeia de Radiologia (ESR) que mostrará aplicações gerais de Radiologia de emergência, concentrando-se nas áreas de Pediatria, Sistema Nervoso Central, Tórax e Emergências abdominais.

De gigantes do setor a empresas inovadoras independentes, a exposição técnica do congresso reunirá cerca de 700 expositores que vêm de todo o mundo para mostrar produtos de cada especialidade. Esta é uma oportunidade única para comparar equipamentos, materiais, dispositivos e softwares.

CIR no RSNA
O Colégio Interamericano de Radiologia (CIR) terá novamente um espaço para ministrar aulas em espanhol, é a sessão CIR at RSNA 2013. O encontro ocorrerá na tarde de sábado, 30 de novembro, das 13 às 17 horas.

Em 2010, pela primeira vez, o CIR foi convidado para participar do congresso da RSNA com a sessão Radiologia Latino-americana. Nos anos de 2011 e 2012 foram organizadas as sessões CIR at RSNA, sendo que, em 2011, foi abordado o tema Atualização de Imagens em Oncologia e, em 2012, Radiologia na Emergência. Em 2013 o tema das palestras será Radiologia de Infecção e Inflamação, cujos objetivos de aprendizagem são: revisar os principais achados radiológicos de processos infecciosos e inflamatórios em múltiplos órgãos e sistemas; entender o papel dos diferentes métodos de imagem na infecção e inflamação; e compreender o uso apropriado do diagnóstico por imagem em processos infecciosos e inflamatórios.

As sessões CIR at RSNA têm a particularidade de serem ministradas em espanhol e traduzidas simultaneamente para o inglês, além de transmitidas online via webcast, o que representa um marco significativo e de reconhecimento à atividade desenvolvida pelos radiologistas agrupados dentro dos países membro do CIR. Entre os palestrantes da sessão estarão os radiologistas brasileiros Pedro Augusto Nascimento Daltro, que ministrará a palestra Pneumonia em crianças: quando a radiografia de tórax não é suficiente; e Douglas Jorge Racy, que proferirá uma aula sobre Pancreatite.

Inscrições
As inscrições com preço promocional para o RSNA 2013 estão disponíveis até o dia 8 de novembro e devem ser feitas pelo site www.rsna.org, onde também está disponível a programação completa do congresso. Participantes internacionais têm até 19 de outubro para efetuar a inscrição e receber os materiais com antecedência. Depois desta data, os materiais poderão apenas ser retirados no local do evento.

Noticias Aleatórias