CBR

 

11

setembro

2013

Simpósio de Imagem em Oncologia da ICIS acontece em São Paulo

Logo ICISNo dia 18 de outubro, será realizado em São Paulo (SP), o II Simpósio Satélite de Imagem em Oncologia da Sociedade Internacional de Imagem Oncológica (ICIS) na América Latina. O primeiro evento ocorreu em outubro de 2012, durante o XLI Congresso Brasileiro de Radiologia (CBR 12).

Este ano, o evento da ICIS ocorrerá durante o XI Congresso da Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica, que será realizado de 17 a 19 de outubro e também abrigará o IX Simpósio Internacional de Câncer do Aparelho Digestivo (PECOGI); VIII Gastrinca e o I Simpósio do Núcleo Multidisciplinar de Apoio à Cirurgia Oncológica.

O módulo de Imagem em Oncologia e o II Simpósio Satélite da ICIS acontecerão no dia 18, a partir das 8h, com participação dos professores Almir Galvão Vieira Bitencourt, Charles Edouard Zurstrassen, Marcos Duarte Guimarães e Rubens Chojniak na moderação e na apresentação das aulas. Além deles, a Dra. Maria Fernanda Almeida também será palestrante no evento.

O Dr. Marcos Duarte Guimarães falou sobre a relevância da troca de conhecimentos entre os especialistas: “Uma vez que a incidência de câncer tem aumentado significativamente na população brasileira e a área de Radiologia e Diagnóstico por Imagem é essencial no manejo dos pacientes com câncer, seja no diagnóstico, no estadiamento, avaliação de resposta e seguimento, é importante estabelecer parcerias como esta para levar maior conhecimento desta área aos oncologistas e radiologistas”.

Palestrantes internacionais
Além dos brasileiros, o curso terá a presença de dois renomados professores internacionais. Do MD Anderson Cancer Center, localizado em Houston, nos Estados Unidos, virá o Dr. Bruno Odisio, que ministrará aulas sobre o papel da radiologia intervencionista vascular e não vascular no manejo do paciente oncológico.

O segundo nome vindo de fora do Brasil será o Dr. Olivier Lucidarme, docente da Pierre and Marie Curie University e radiologista de imagem abdominal do hospital Pitié Salpêtrièreda, ambos localizados em Paris, na França. O europeu ministrará as seguintes aulas: Princípios da Imagem em Oncologia, o que deve ser reportado; Diagnóstico, estadiamento e seguimento pós terapêutico dos tumores do trato biliar; Avaliação de resposta no tratamento oncológico: por que e como?; Armadilhas da avaliação da resposta terapêutica oncológica pelos critérios RECIST.

Inscrições
As inscrições podem ser feitas pela internet até o dia 5 de outubro, com preço especial até 26 de agosto, através do site www.congressosbco.com.br. Os radiologistas membros do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR) e de associações regionais filiadas ao Colégio, além de residentes, estagiários, aperfeiçoandos e fellows, terão desconto na taxa de inscrição mediante a apresentação de comprovante. Haverá também um prêmio ao melhor pôster científico na área de Diagnóstico por Imagem em Oncologia, no valor de R$ 2.500.

Noticias Aleatórias