TÍTULO DE ESPECIALISTA

O exame de suficiência para obtenção dos Títulos de Especialista e/ou Certificados de Área de Atuação, emitidos pelo CBR/AMB, identifica o profissional médico com formação acadêmico-científica adequada e apto a exercer a especialidade com ética, responsabilidade e competência.

Os critérios, aqui estabelecidos, estão de acordo com as exigências estabelecidas pela Comissão Mista de Especialidades através do convênio firmado entre o Conselho Federal de Medicina (CFM), a Associação Médica Brasileira (AMB) e a Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM).

A aprovação no Exame de Suficiência é requisito necessário para obtenção do Título de Especialista/Certificado de Área de Atuação concedido pelo CBR/AMB e credenciado pelo CFM, nos termos das Resoluções do CFM nºs 2.148/2016, 2149/2016 e demais Resoluções vigentes.

Os Títulos de Especialista emitidos pelo CBR são:

·       Radiologia e Diagnóstico por Imagem.
·       Diagnóstico por Imagem com Atuação Exclusiva em Radiologia Intervencionista e Angiorradiologia.
·       Diagnóstico por Imagem com Atuação Exclusiva em Ultrassonografia Geral. 

Áreas de Atuação:

·       Densitometria Óssea
·       Ecografia Vascular com Doppler (Convênio CBR/AMB/SBACV)
·       Mamografia (Convênio CBR/AMB/SBM/FEBRASGO)
·       Neurorradiologia Diagnóstica e Terapêutica 
·       Ultrassonografia em Ginecologia e Obstetrícia (Convênio CBR/AMB/FEBRASGO).

Emissão do Título/Certificado:

A confecção dos Títulos de Especialista e Certificados de Área de Atuação é de competência exclusiva da Associação Médica Brasileira.

A solicitação da confecção do Título/Certificado é inserida, de forma automática pelo CBR, no sistema da AMB, assim que o resultado do exame é divulgado ao candidato, de acordo com as orientações do edital de cada concurso.

 Assim que inserida a solicitação, o(a) candidato(a) receberá um link de acesso e senha provisória para conclusão do seu pedido.

O prazo de recebimento, de acordo com a AMB é de 30 a 45 dias contados a partir da data de pagamento do

boleto.

Valores em: 
https://amb.org.br/titulos-de-especialistas/

Para solicitações de títulos/certificados anteriores à 2015:
Enviar um e-mail para titulacao@cbr.org.br contendo:
Número do CPF;
Nome completo;
Número do RG e Órgão Expedidor;
Data de nascimento;
CEP:
Endereço Completo:
Telefone de contato;
E-mail;
Número do CRM/UF;
Data da realização da prova.
*Para as áreas de Atuação, informar também a Especialidade que possui e o seu emissor: Sociedade de Especialidade/AMB ou CNRM/MEC

Atenção: O envio destes dados é obrigatório.

 Após este procedimento, o especialista receberá por e-mail instruções quanto à conclusão da sua solicitação e orientações da AMB.

Revalidação do Título de Especialista:

Entenda a Certificação:

O que é?
O Certificado de Atualização Profissional (CAP) é um documento padronizado emitido pela Associação Médica Brasileira, que atesta os novos conhecimentos do médico, habilitando-o ao exercício de sua especialidade. Sua validade é de cinco anos.

Quem participa?
Todos os médicos que obtiveram Título de Especialista ou Certificado de Área de Atuação.

Quando?
Como o processo de atualização profissional promovido pela Associação Médica Brasileira teve início em janeiro de 2006, sendo que os primeiros CAPs foram emitidos em dezembro/2012, com validade de cinco anos.

Como?
Para obter o CAP, o médico especialista tem de acumular 100 pontos ao longo de cinco anos, participando de diferentes atividades de atualização, devidamente credenciadas pela Comissão Nacional de Acreditação. Para efeito de certificação, será considerado apenas um máximo de 40 pontos por ano.

Onde?
As Associações de Especialidade devem proporcionar aos médicos um mínimo de 40 créditos a cada ano, sendo 20 deles referentes a atividades de caráter regional ou estadual. Além disso, têm de disponibilizar um mínimo de 10 créditos anuais correspondentes a programas à distância (on-line ou impressos), o que equivale a 20 horas/aula.

Por quê?
Os programas de educação médica continuada são, mundialmente, práticas obrigatórias para a atualização do profissional, mantendo suas competências científicas. O especialista que obtiver o CAP será mais valorizado por seus pacientes e no mercado de trabalho, pois poderá comprovar seu aprimoramento constante frente à evolução da medicina.

Faça seu cadastro ou confira sua pontuação!

https://cna-cap.org.br/
Comissão Nacional de Acreditação
Contatos: Claudia de Freitas
Horário de atendimento das 09h00 às 18h00
Telefones:(11) 3178-6800
E-mail: cna@cna-cap.org.br