fbpx
Site-CBR_Pagina-Protecao-Radiologica

THE Comissão de Proteção de  Radiológica do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR) reservou este espaço para que todos: médicos radiologistas e do diagnóstico por imagem, colegas médicos de outras especialidades, profissionais da área da Saúde em geral, jornalistas e formadores de opinião e, principalmente, a população tenham acesso recomendações e artigos em proteção radiológica utilizados pelas iniciativas irmãs (Image Wisely, Image Gently, EuroSafe, entre outros).

Conheça e acompanhe!

O AIEA elaborou 10 Recomendações: Proteção radiológica em procedimentos de intervenção em Pediatria.

O Subcomitê de Proteção contra Radiação da Sociedade Europeia de Radiologia desenvolveu
uma lista de verificação para ajudar radiologistas, radiologistas e outros profissionais a realizar os exames de TC com segurança aos pacientes. Este documento informativo detalha os aspectos mais importantes a serem considerados para o gerenciamento do fluxo de trabalho e como lidar com os pacientes antes e depois de um exame, e também inclui uma lista de perguntas de autoavaliação para radiologistas de TC e departamentos de imagem.

Rotina in trabalho in radiology. Check list in safety

Em 2010, a Image Gently desenvolveu materiais educacionais e uma lista de verificação de segurança para radiografia digital ou radiografia de rotina.

Verifique o manual de Implementação da Image Gently® Digital Radiografia da Lista de verificação de segurança para realizar e verificar no exame radiológico para o seu paciente pediátrico.

THE Image gently elaborou um fluxo de trabalho para veriricação e melhoria da Qualidade de Prática (PQI) desenvolvidos pelo grupo de trabalho Image Gently Digital. Radiography.

Neste diagrama em espinha de peixe da Image Gently, podemos identificar causa e efeito para situações indesejadas na execução de radiografias.  A preocupação que devemos ter é otimizar ou diminuir a dose de radiação no exame pediátrico, mantendo a qualidade da imagem, portanto, devemos considerar todas as situações que podem fazer com que uma criança tenha mais exposição à radiação do que o necessário. O objetivo é evitar o aumento da exposição, repetições e erros, descobrindo sua causa raiz. Uma vez que as causas potenciais tenham sido identificadas, planos e protocolos devem ser desenvolvidos para superar as áreas deficientes. As causas foram agrupadas em categorias principais, juntamente com os subtítulos correspondentes para identificar as fontes de variação.

Nos exames de Radiografia recomendação avaliar algumas questões técnicas como: posicionamento do paciente, posição do tubo, colimação, avaliação de artefactos, etc.

Nos exames de tomografia deve-se ajustar o kVp e mA para o tamanho da criança, realizar poucas fases, se possível apenas uma fase, e realizar apenas a extensão e local necessário ao diagnóstico.

Conheça os níveis de referência em diagnóstico e doses alcançáveis para 10 exames de Tomografia Computadorizada (TC) em adultos nos EUA.

Conheça o protocolo da Reconstrução Interativa em TC: O que isso faz? Como posso usá-lo?.

Conheça o protocolo de Tomografia Computadorizada (TC) Pediátrica e Image Gently®.

Conheça o protocolo de uso do ultrassom como uma alternativa para a Tomografia Computadorizada (TC).

en_USEnglish