fbpx
Site-CBR_Pagina-Protecao-Radiologica

Comissão de Proteção de Radiológica

A Comissão de Proteção Radiológica do CBR (CPR-CBR) é responsável por estabelecer e promover iniciativas relacionadas à proteção e segurança radiológica nos serviços de radiologia diagnóstica e intervencionista, integrando ações conjuntas com sociedades e instituiçoes parceiras, visando educar os profissionais ocupacionalmente expostos e a população em geral, além de dirimir e desmistificar os riscos relacionados à radiação.
A CPR-CBR tem encontros mensais com uma agenda oficial de demandas.

Goals

1 Difundir a PROTEÇÃO RADIOLÓGICA em todo o território nacional, desenvolver atividades informativas e educativas dirigidas aos profissionais da área de saúde, informações e orientações aos pacientes e à sociedade.

2. Desenvolver projetos científicos que possam contribuir para a melhoria da proteção radiológica no país.

3. Propor orientações de proteção radiológica para fomentar a formação do médico em nível nacional, como contribuição às instituições formadoras, evidenciando o princípio da justificativa da exposição radiológica.

4. Atuar na implantação das ações de proteção radiológica recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS), Organização Panamericana de Saúde (OPS), Organização Internacional do Trabalho (OIT) e pela Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA).

5. Colaborar com as Instituições Regulamentadoras nacionais da área, tais como o Ministério da Saúde, a Comissão Nacional de Energia Nuclear, o Instituto Nacional de Metrologia e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, e outras pertinentes, na implantação de recomendações e normativas relacionadas à proteção radiológica.

6. Colaborar com a Diretoria do CBR e entidades associadas em todos os eventos (jornadas, congressos, cursos de atualização, e etc.) que abordem o tema PROTEÇÃO RADIOLÓGICA, procurando disseminar o conhecimento e promover boas práticas.

7. Colaborar com o Latin Safe fornecendo materiais educativos e notas técnicas atualizadas na área de proteção radiológica.

8. Atuar no programa de suporte aos países de língua portuguesa, de acordo com o Compromisso de Lisboa de 2015, promovido pela Organização Mundial de Saúde, em conjunto com a Agência Internacional de Energia Atômica.

9. Elaborar e implantar projetos de proteção radiológica seguindo os princípios das campanhas internacionais Image Wisely e Image Gently, ou outras que as venham suceder.

10. Contribuir para disseminar conhecimento de forma a minimizar os riscos e maximizar os benefícios das práticas que utilizam radiação ionizante, com ênfase na defesa da saúde e segurança dos pacientes, dos profissionais ocupacionalmente expostos e da sociedade em geral, assim como da comunidade acadêmica e da residência médica.

Members

  • Monica Bernardo (Coordenadora)
  • Adelanir Barroso (Médico Nuclear)
  • Alair Sarmet Santos (Radiologista)
  • Gustavo Pelandré (Radiologista)
  • Hilton Leão (Radiologista)
  • Juliana Tapajós (Radiologista)
  • Marcel Zago (Físico)
  • Rochelle Lykawka (Física)

Contact us

Esperamos seu contato para dúvidas ou sugestões por meio do endereço de e-mail:

en_USEnglish