Protocolos de Tomografia Computadorizada

Estes documentos foram elaborados de acordo com o auxílio de radiologistas atuantes nas diversas áreas de estudo da tomografia e com um físico especialista na área. Foram desenhados de forma genérica para utilização nos diversos equipamentos disponíveis no mercado, sem nenhuma influência dos fabricantes.

Deve-se enfatizar que o que foi proposto é uma sugestão, pois sabemos que existem muitas variáveis e mesmo a prática/preferência individual, que pode ser diferente do que foi descrito, mas se adequa melhor para determinado cenário.

O equipamento de base selecionado para os protocolos foi um aparelho helicoidal de 16 fileiras de detectores, por acreditarmos que seria um modelo amplamente utilizado no nosso país e passível de realizar a maioria dos exames de tomografia com qualidade ideal, mesmo quando confrontada com o que é utilizado em outros países.

Ressalta-se que estes são documentos em constante atualização. Aceitamos sugestões para que possam ser melhorados.

Em caso de dúvida, sinta-se à vontade para entrar em contato com a Comissão de Tomografia do CBR pelo e-mail qualidade@cbr.org.br ou telefone (11) 3372-4541/ 4542/ 4549.

Clique abaixo para acessar os protocolos por região anatômica (arquivos em PDF):

Abdome
Cervical
Crânio
Orbitais
Ossos Temporais
Segmento Auricular
Seios da Face
Tórax

Acesse aqui o documento completo