Prova de Título de Especialista no Nordeste

Pela terceira vez consecutiva, avaliação é realizada durante o pré-congresso

Após ser realizada em Curitiba (PR), no CBR17, e no Rio de Janeiro, no CBR18, chegou a vez de Fortaleza sediar a Prova de Título de Especialista do segundo semestre junto ao Congresso Brasileiro de Radiologia (CBR19). Este ano, com o retorno do evento ao Nordeste, a prova foi realizada durante o pré-congresso no dia 9 de outubro, no Centro de Eventos do Ceará.

Na ocasião, foram realizadas as provas teórica e teórico-prática para obtenção do Título de Especialista em Radiologia e Diagnóstico por Imagem, que contou com 411 participantes. Já na prova de Ultrassonografia Geral, que também contou com a prova prática em aparelho, foram 202 participantes.

A prova reuniu 613 candidatos, sendo 411 na prova de Radiologia e Diagnóstico por Imagem e 202 na de Ultrassonografia Geral. O Dr. Genilton de Sá Araújo, que veio da Paraíba, realizou a prova de Ultrassonografia. Em relação ao exame, destacou a boa organização e os temas abordados que, na sua opinião, são do dia a dia e muitos pertinentes à especialidade. “O CBR elaborou uma prova com questões do dia a dia, do nosso cotidiano. Cobrou, por exemplo, as estruturas anatômicas básicas, e que um ultrassonografista deve conhecer”, afirmou.

Dr. Genilton fez a prova pela primeira vez e reforçou que utiliza as provas anteriores para estudar. “A consulta às provas anteriores foi uma das formas de estudo que utilizei, mas não a única, pois a cada edição o CBR pode mudar o perfil da avaliação e das questões, por isso é importante se preparar de todas as formas”, alertou.

Já o Dr. Fabrício Muniz de Alves Pelegrini, de Salvador, fez a prova de Radiologia e Diagnóstico por Imagem, e sinalizou que o exame foi bem elaborado. “Fiz as questões com tranquilidade, pois estavam dentro do que estudei a partir das provas anteriores e da bibliografia”, contou.

O Título de Especialista é etapa fundamental para a carreira do médico radiologista e traz benefícios diretos à população, tanto no que diz respeito à qualidade do atendimento ao paciente como também nas atividades de ensino e pesquisa no país.

De acordo com o coordenador da Comissão de Admissão e Titulação do CBR, Dr. Túlio Macedo, “um dos principais destaques da prova realizada em outubro é o fato de ser itinerante, proporcionando uma oportunidade para aqueles que não puderam fazer a avaliação do primeiro semestre ou que não conseguiram o máximo de aproveitamento nas questões para obter o Título de Especialista”, explica.

O coordenador conta ainda que a realização da Prova de Título de Especialista realizada durante o pré-congresso atende a uma demanda da comunidade radiológica. “Anteriormente o CBR realizou uma consulta pública na qual as pessoas demonstraram interesse e aprovação em relação ao Colégio ofertar duas provas por ano. Além disso, esta edição da prova em outubro permite que os candidatos interessados possam participante do Congresso Brasileiro de Radiologia”.

Importante lembrar que a liberação dos pareceres dos recursos, declaração oficial de aprovação e orientações para confecção do título de especialista junto à AMB estarão disponíveis a partir do dia 11 de novembro, direto no acesso do candidato.

Avatar

Escrito por

Gabriela

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pt_BRPortuguês do Brasil
en_USEnglish es_ESEspañol pt_BRPortuguês do Brasil
Menu